Todo o continente em alerta laranja

eddie welker / Flickr

-

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou todas as regiões do continente em alerta laranja, até às 08h00 de segunda-feira, na sequência das chuvas, vento forte e agitação marítima.

Num comunicado colocado na sua página oficial, a ANPC aponta como “efeitos expectáveis” do mau tempo o “piso escorregadio, a formação de lençóis ou acumulação de neve, cheias rápidas em meio urbano, inundações por transbordo de linhas de água e danos em estruturas montadas ou suspensas”.

Há também o risco de “acidentes na orla costeira” e galgamento do mar, “queda de árvores” e ainda de situações de saturação dos solos que podem provocar aluimento de terras.

O alerta laranja traduz “situações de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a passoas e bens, colocando em causa a sua segurança”.

Nesta situação, o dispositivo de proteção civil e socorro “reforça as medidas” com o objetivo de “garantir um estado de prontidão elevado para a intervenção”.

“As pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação, inteirando-se dos possíveis perigos” e adotarem “as medidas de prevenção, precaução e auto-proteção indispensáveis” e não se colocarem em situações de risco, refere a ANPC.

Entre as 09h00 e as 16h30 deste domingo, a ANPC registou 302 ocorrências em todo o território continental, como quedas de árvores, inundações, cheias, quedas de estruturas, limpezas de vias e resgates em terra e no mar.

As regiões de Coimbra (59 ocorrências), Lisboa (47) e Setúbal (31) foram as mais intervencionadas, nas ações da proteção civil de todo o país, que envolveram um total de 994 operacionais e 408 veículos.

A ANPC alertara já para as possíveis situações de “precipitação forte” a partir do final deste domingo, sobretudo nas regiões do litoral, com o vento a soprar forte a muito forte, podendo atingir os 130 quilómetros/hora, além de agitação marítima “muito forte”, com as ondas a poderem chegar aos 10 metros de altura.

Também hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 10 distritos de Portugal Continental em aviso vermelho devido à intensidade do vento.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento entre as 20:00 de domingo e as 02:00 de segunda-feira.

Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21:00 de domingo e as 03:00 de segunda-feira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …