/

Todibo: “Faltei ao respeito a toda a gente, na Alemanha”

 

Reforço do Nice lembrou passagem pelo Schalke 04. Jovem deixou o Benfica, assinou contrato com o Nice e já foi titular no campeonato francês.

Jean-Clair Todibo falou com os jornalistas nesta sexta-feira, pela primeira vez enquanto jogador do Nice. Tal como tinha acontecido com o Benfica, o defesa chega ao clube francês por empréstimo do Barcelona e o Nice tem opção de compra do passe do futebolista.

Escolheu o Nice, segundo o próprio, porque o projeto foi convincente, apesar do 14.º lugar que ocupa na Ligue 1: “Foi o projeto mais interessante para mim. Quero ficar aqui durante muito tempo. Espero atingir o nível necessário para convencer o clube a ativar a opção de compra. Há muitas coisas para fazer aqui, a classificação no campeonato não espelha o nosso nível”.

O defesa-central nunca jogou no campeonato português. Representou o Benfica só em janeiro – e somente em dois encontros: contra o Estrela, na Taça de Portugal, e diante do Sporting de Braga, na Taça da Liga. Mas agora, no regresso ao seu país natal, já foi titular na derrota do Nice por 2-1 contra o Mónaco, na liga francesa.

Todibo deixou a França aos 19 anos, saindo do Toulouse rumo a Barcelona. Arrepende-se por uma saída precoce? O próprio responde: “Não, nada. O Barcelona foi uma experiência muito boa, aprendi muitas coisas com Gerard Piqué, Samuel Umtiti e Clément Lenglet (todos defesas-centrais do Barcelona). A passagem pelo Barcelona fez-me bem. Descobri o que é um nível muito muito alto. Era normal colocar o Piqué a jogar em vez de um jovem com 19 anos, sem experiência”.

Ao longo de 2019, o jogador de 21 anos só participou em cinco jogos do Barcelona e, no início do ano passado, foi cedido ao Schalke 04. Mas o seu comportamento na Alemanha não foi correto: “Não fui humilde. Desleixei-me, faltei ao respeito a toda a gente do clube que tinha confiado em mim. Pedi-lhes desculpa. Mas aprendi muito. As minhas três experiências, no Barcelona, no Schalke e no Benfica, fizeram de mim um homem novo”.

Jean-Clair Todibo procura agora uma utilização e um desempenho mais regulares. Para já, o colega de equipa de Rony Lopes já foi titular no centro da defesa, curiosamente ao lado de outro reforço de inverno: o também francês William Saliba, cedido pelo Arsenal.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.