Titanic dos céus: o maior avião do mundo levanta voo em 2016

stratolaunch.com

Stratolaunch 351 Roc, o Titanic dos céus

Stratolaunch 351 Roc, o Titanic dos céus

É três vezes maior que um Boeing 737 e parece um gigantesco catamaran voador. O Stratolaunch 351 Roc, o maior avião da história, vai fazer o seu primeiro voo em 2016.

A Scaled Composites, empresa que está a construir o avião, no Air and Space Port, no deserto do Mojave, na Califórnia, espera que o Stratolaunch faça o seu primeiro voo no próximo ano.

Segundo o The Independent, a enorme aeronave tem 28 rodas, 6 motores de Boeing 747, uma envergadura de 117 metros e 540 toneladas de peso.

O Stratolaunch foi concebido para desempenhar a função de plataforma de lançamento voadora. Irá lançar um novo modelo de foguetão, desenvolvido especificamente para o Stratolaunch pela SpaceX de Elon Musk.

O Stratolaunch poderá colocar em órbita um número maior de astronautas – até 6 por cada lançamento, em vez dos actuais 3 – e mais volume de carga, com menor consumo de combustível.

A aeronave ganhou a alcunha de “Roc” em referência à Roca, a gigantesca ave mitológica persa capaz de levar um elefante nas suas garras.

Foi concebida pela Stratolaunch Systems, que desenvolve as naves de turismo espacial da Virgin Galactic de Richard Branson.

A empresa foi fundada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, para desenhar naves experimentais – com a ambição provável de levar o Homem mais longe do que alguma vez chegou.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

As noites entre 4 e 10 de junho vão ser ruidosas (e a culpa é dos aviões)

A culpada das noites ruidosas entre 4 a 10 de junho é a Liga das Nações. O Governo autorizou a suspensão temporária dos limites aos voos noturnos nesse período, tal como já aconteceu na Liga …

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …