Carta revela que o Titanic quase teve acidente com outro barco antes de embater no iceberg

Wikimedia

O Titanic no porto de Southampton, em Inglaterra

Uma carta escrita à mão, que será leiloada no final deste mês, detalha o momento em que o Titanic evitou por pouco uma outra colisão com um barco, poucos dias antes do seu afundamento em 1912, nas águas frias do Atlântico Norte.

Em papel timbrado com a marca Titanic e com um envelope original da White Star Line, Richard Gedde escreveu para a sua esposa a 10 de abril de 1912 (um dia após o barco deixar o porto de Southampton, em Inglaterra), descrevendo um acidente com uma embarcação menor – o SS City of New York -, relatou o IFL Science, na segunda-feira.

A sucção provocada pela curta distância entre as duas embarcações, assim que o Titanic deixou o porto, fez com que as cordas que amarravam o outro barco às docas rompessem, quase originando “uma grande colisão”.

“Saímos ontem depois de muitos problemas”, escreveu Richard Gedde na carta. “Ao passarmos por Nova Iorque e Oceanic, o New York quebrou as suas cordas e quase correu até nós, mas nós simplesmente evitamos uma colisão. Eu podia ver visões de Belfast, deve ter sido um tempo difícil para o capitão”.

De acordo com a Encyclopedia Titanica, o incidente foi visto por centenas de espetadores. Alguns acreditavam que tratava-se de um mau presságio e uma possível indicação de problemas mais à frente.

No entanto, se a colisão tivesse acontecido, poderia ter impedido a viagem transatlântica, que resultou no navio atingindo um iceberg às 23:40 do dia 14 de abril e afundando duas horas depois, com 1.500 passageiros e tripulantes a bordo, observou a Fox News.

A carta foi enviada por correio de Queenstown, na Irlanda, a 11 de abril, quando o Titanic atracou para apanhar passageiros. Junto com uma descrição da ligação, Richard Gedde dedicou à sua esposa palavras de um “afeto comovente”, de um marido que sentia a falta da sua família, a qual indicava que não se devia preocupar.

“Como está a minha querida? Eu acho que ela sente um bocadinho a minha falta, o que achas? Este navio vai ser muito melhor do que o Olímpico, pelo menos eu penso assim, mais firme e tudo em cima até agora”, lê-se na carta.

O lote leiloado incluirá um certificado confirmando a “suposta morte” de Richard Gedde por afogamento. O mesmo estará à venda com a carta, o envelope original e duas cópias de fotografias de  Richard Gedde e da sua esposa. No total, o site de leilões lista o valor estimado entre 12 mil e 18 mil libras (entre 13.850 e 20.777 euros).

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …