Tiroteio em bar de Orlando fez 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram e 50 ficaram feridas num tiroteio num clube noturno de Orlando, nos EUA, e o FBI está a investigar o caso como um “ato de terrorismo”, disse hoje a Polícia.

O responsável pela Polícia de Orlando, John Mina, referiu em conferência de imprensa que o número de mortos é de “aproximadamente 50”.

O ataque  já é considerado um dos maiores massacres da história Estados Unidos.

O presumível atirador tinha duas armas de fogo, uma delas uma pistola, e foi morto num confronto com os agentes policiais, referiu John Mina.

O atirador foi identificado como Omar S. Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, nascido em 1986, referem os canais televisivos CBS e NBC.

Tropas especiais norte-americanas do SWAT foram chamadas para libertar as pessoas retidas como reféns pelo homem armado, que o FBI diz poderia ter “uma inclinação” para o terrorismo islâmico.

Tornou-se uma situação de reféns“, referiu o responsável da Polícia de Orlando, acrescentando que “cerca das 05:00 [06:00 em Lisboa], foi tomada a decisão de resgatar os reféns que estavam” no clube.

“Sempre que temos potencialmente dezenas de vítimas nas nossas comunidades, penso que podemos classificar [a situação] de atividade terrorista. Se é terrorismo interno ou internacional, é algo que iremos desvendar”, disse Danny Banks, do departamento de aplicação das leis na Florida.

Univision Florida Central / EPA

-

Questionado acerca da existência de alguma razão que levasse a crer que este tiroteio tem relação com o movimento extremista Estado Islâmico, o agente especial Ron Harper disse que os investigadores vão analisar “todos os ângulos”.

“Temos indicações de que este indivíduo pode ter inclinação para essa ideologia particular, mas não podemos dizer terminantemente”, acrescentou.

John Mina referiu ainda que, “pelo menos, nove policiais estiveram implicados” no ataque ao suspeito, tendo “um agente ficado ferido, mas parece que o colete lhe salvou a vida”.

O presumível atirador estava “organizado e bem preparado”, acrescentou.

O responsável da Polícia salientou que esta situação não tem qualquer relação com o tiroteio que na sexta-feira resultou na morte da cantora Christina Grimmie, conhecida pela sua prestação no programa televisivo “The Voice”.

Vários veículos de emergência deslocaram-se para o clube e diversas vítimas foram retiradas em ambulâncias, enquanto outras estava no chão, assistidas no local por polícias, revelam as imagens divulgadas pelos orgãos de comunicação local.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …