Tiroteio em bar de Orlando fez 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram e 50 ficaram feridas num tiroteio num clube noturno de Orlando, nos EUA, e o FBI está a investigar o caso como um “ato de terrorismo”, disse hoje a Polícia.

O responsável pela Polícia de Orlando, John Mina, referiu em conferência de imprensa que o número de mortos é de “aproximadamente 50”.

O ataque  já é considerado um dos maiores massacres da história Estados Unidos.

O presumível atirador tinha duas armas de fogo, uma delas uma pistola, e foi morto num confronto com os agentes policiais, referiu John Mina.

O atirador foi identificado como Omar S. Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, nascido em 1986, referem os canais televisivos CBS e NBC.

Tropas especiais norte-americanas do SWAT foram chamadas para libertar as pessoas retidas como reféns pelo homem armado, que o FBI diz poderia ter “uma inclinação” para o terrorismo islâmico.

Tornou-se uma situação de reféns“, referiu o responsável da Polícia de Orlando, acrescentando que “cerca das 05:00 [06:00 em Lisboa], foi tomada a decisão de resgatar os reféns que estavam” no clube.

“Sempre que temos potencialmente dezenas de vítimas nas nossas comunidades, penso que podemos classificar [a situação] de atividade terrorista. Se é terrorismo interno ou internacional, é algo que iremos desvendar”, disse Danny Banks, do departamento de aplicação das leis na Florida.

Univision Florida Central / EPA

-

Questionado acerca da existência de alguma razão que levasse a crer que este tiroteio tem relação com o movimento extremista Estado Islâmico, o agente especial Ron Harper disse que os investigadores vão analisar “todos os ângulos”.

“Temos indicações de que este indivíduo pode ter inclinação para essa ideologia particular, mas não podemos dizer terminantemente”, acrescentou.

John Mina referiu ainda que, “pelo menos, nove policiais estiveram implicados” no ataque ao suspeito, tendo “um agente ficado ferido, mas parece que o colete lhe salvou a vida”.

O presumível atirador estava “organizado e bem preparado”, acrescentou.

O responsável da Polícia salientou que esta situação não tem qualquer relação com o tiroteio que na sexta-feira resultou na morte da cantora Christina Grimmie, conhecida pela sua prestação no programa televisivo “The Voice”.

Vários veículos de emergência deslocaram-se para o clube e diversas vítimas foram retiradas em ambulâncias, enquanto outras estava no chão, assistidas no local por polícias, revelam as imagens divulgadas pelos orgãos de comunicação local.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …