Tiroteio em bar de Orlando fez 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram e 50 ficaram feridas num tiroteio num clube noturno de Orlando, nos EUA, e o FBI está a investigar o caso como um “ato de terrorismo”, disse hoje a Polícia.

O responsável pela Polícia de Orlando, John Mina, referiu em conferência de imprensa que o número de mortos é de “aproximadamente 50”.

O ataque  já é considerado um dos maiores massacres da história Estados Unidos.

O presumível atirador tinha duas armas de fogo, uma delas uma pistola, e foi morto num confronto com os agentes policiais, referiu John Mina.

O atirador foi identificado como Omar S. Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, nascido em 1986, referem os canais televisivos CBS e NBC.

Tropas especiais norte-americanas do SWAT foram chamadas para libertar as pessoas retidas como reféns pelo homem armado, que o FBI diz poderia ter “uma inclinação” para o terrorismo islâmico.

Tornou-se uma situação de reféns“, referiu o responsável da Polícia de Orlando, acrescentando que “cerca das 05:00 [06:00 em Lisboa], foi tomada a decisão de resgatar os reféns que estavam” no clube.

“Sempre que temos potencialmente dezenas de vítimas nas nossas comunidades, penso que podemos classificar [a situação] de atividade terrorista. Se é terrorismo interno ou internacional, é algo que iremos desvendar”, disse Danny Banks, do departamento de aplicação das leis na Florida.

Univision Florida Central / EPA

-

Questionado acerca da existência de alguma razão que levasse a crer que este tiroteio tem relação com o movimento extremista Estado Islâmico, o agente especial Ron Harper disse que os investigadores vão analisar “todos os ângulos”.

“Temos indicações de que este indivíduo pode ter inclinação para essa ideologia particular, mas não podemos dizer terminantemente”, acrescentou.

John Mina referiu ainda que, “pelo menos, nove policiais estiveram implicados” no ataque ao suspeito, tendo “um agente ficado ferido, mas parece que o colete lhe salvou a vida”.

O presumível atirador estava “organizado e bem preparado”, acrescentou.

O responsável da Polícia salientou que esta situação não tem qualquer relação com o tiroteio que na sexta-feira resultou na morte da cantora Christina Grimmie, conhecida pela sua prestação no programa televisivo “The Voice”.

Vários veículos de emergência deslocaram-se para o clube e diversas vítimas foram retiradas em ambulâncias, enquanto outras estava no chão, assistidas no local por polícias, revelam as imagens divulgadas pelos orgãos de comunicação local.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …