//

Tirar da pobreza 70 milhões de chineses ainda é “uma tarefa árdua”

1

O Presidente chinês, Xi Jinping, reconheceu que tirar da pobreza os 70 milhões de cidadãos que se calcula viverem nessa situação é ainda “uma tarefa árdua”, comprometendo-se a construir “uma sociedade moderadamente próspera” até 2020.

“Nenhuma região ou indivíduo que viva na pobreza será deixado para trás”, disse Xi durante uma reunião do Conselho de Estado, este sábado, noticia a agência oficial Xinhua.

Xi Jinping apelou aos governantes locais, sobretudo os das regiões menos desenvolvidas, para que elevem a redução da pobreza a prioridade para os próximos cincos anos, e defendeu que os rendimentos dos agricultores das áreas mais desfavorecidas cresçam a um ritmo superior ao da média nacional nos próximos cinco anos.

Por seu lado, o primeiro-ministro, Li Keqiang, também presente no encontro, defendeu a melhoria das infraestruturas nas zonas rurais, incluindo estradas, acesso a água, eletricidade e internet.

Li Keqiang propôs, para tirar 10 milhões de chineses da pobreza até 2020, a aposta na relocalização, e sublinhou que os governos locais devem assegurar que as pessoas realojadas têm empregos estáveis no local de acolhimento.

xracz / Flickr

Na China ainda há quase 70 milhões de menores separados dos pais

Na China ainda há quase 70 milhões de menores separados dos pais

Os líderes manifestaram-se também a favor de um aumento do orçamento para a educação nas áreas pobres, de modo a prestar mais serviços aos “left-behind children”, as crianças deixadas para trás nos casos em que um ou dos pais se mudaram para outra zona do país em busca de emprego.

Na China ainda há quase 70 milhões de menores separados dos pais, cerca de 30% da população infantil, segundo números da Unicef, um fenómeno que ganhou força em 1980 com o incentivo à industrialização do país e o aparecimento de novas oportunidades de emprego nas cidades.

Xi assegurou que a despesa do Governo vai aumentar, bem como o investimento privado, as políticas fiscais preferenciais, os empréstimos e subsídios, entre outros incentivos financeiros para combater a pobreza.

Nas últimas décadas a China conseguiu tirar 400 milhões de pessoas da pobreza graças ao seu rápido crescimento económico, uma situação que, no entanto, agravou o fosso entre ricos e pobres no país, que hoje tem um dos maiores índices de desigualdade do mundo.

Após décadas de crescimento a dois dígitos, a China vive um momento de desaceleração económica que está a tentar aproveitar para implementar com um modelo mais sustentável, centrado no aumento da procura interna e não nas exportações e investimentos.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.