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Tipos de letra usados nas campanhas políticas não são assim tão inocentes

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Os tipos de letra utilizados nas campanhas políticas, nos Estados Unidos, podem ter um significado oculto para os eleitores.

De acordo com o Science Alert, um novo estudo sugere que alguns tipos de letra tendem a parecer mais conservadores e inclinados para a direita, enquanto que outros mais liberais e relacionados com a ala esquerda.

Numa primeira pesquisa, 987 participantes tiveram de olhar para a frase “the quick brown fox jumped over the lazy dog”, escrita em dois tipos de letra, com e sem serifas, — Times New Roman e Gill Sans — e nos estilos regular, negrito e itálico.

De seguida, foi-lhes pedido que classificassem os tipos de letra como liberal ou conservador, e responderam a várias medidas demográficas relacionadas com a sua ideologia política, afiliação partidária, idade, género e raça.

No segundo questionário, foi usada uma gama mais ampla de tipos de letra, incluindo vários tipos de caracteres dentro da mesma família de fontes. Os participantes tiveram de ler uma frase ou apenas um nome escritos num de dois tipos de letra com serifas (Jubilat ou Times New Roman), num de dois sem serifas (Gill Sans ou Century Gothic) e um tipo de letra de exibição (Sunrise, Birds of Paradise ou Cloister Black Light) .

Num comunicado, os investigadores explicam ter usado a fonte Jubilat porque foi usada na candidatura presidencial de Bernie Sanders, em 2016, e a Century Gothic pela sua estreita aproximação com a fonte Gotham usada pelo ex-Presidente Barack Obama durante a sua campanha presidencial em 2008.

De um modo geral, os resultados mostraram que os tipos e os estilos de letra são percebidos como tendo diferentes inclinações ideológicas, e o partidarismo modera a perceção ideológica. Os autores relatam que tipos de letra mais fortes e mais grossos são vistos como tipos de letra mais conservadoras e em itálico como mais liberais.

“Não houve diferença significativa nas perceções ideológicas de um tipo de letra quando foi usado num nome ou numa frase, sugerindo que esses efeitos podem ser um atributo do próprio tipo de letra”, escrevem os autores do estudo publicado na revista científica Communication Studies.

“Também encontrámos evidências de que o partidarismo modera as perceções ideológicas das fontes, com Republicanos e Democratas a classificar as fontes de forma ideologicamente congruente“.

“Este estudo mostra que a fonte desempenha um papel na comunicação política americana, transmitindo a ideologia através da anatomia das suas formas de letra. Através desta pesquisa, lançamos as bases para futuros estudos que possam identificar relações entre fontes e resultados persuasivos na comunicação política”, afirma Katherine Haenschen, uma das autoras do estudo e professora assistente do departamento de Comunicação do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia.

ZAP //

1 Comment

  1. O pantograma tem um erro, pois este é suposto ter todas as letras do abecedário e esta versão: “the quick brown fox jumped over the lazy dog” falta-lhe a letra s. A versão correcta com todas as letras é:“the quick brown fox jumps over the lazy dog”.

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