Tipos de letra usados nas campanhas políticas não são assim tão inocentes

Os tipos de letra utilizados nas campanhas políticas, nos Estados Unidos, podem ter um significado oculto para os eleitores.

De acordo com o Science Alert, um novo estudo sugere que alguns tipos de letra tendem a parecer mais conservadores e inclinados para a direita, enquanto que outros mais liberais e relacionados com a ala esquerda.

Numa primeira pesquisa, 987 participantes tiveram de olhar para a frase “the quick brown fox jumped over the lazy dog”, escrita em dois tipos de letra, com e sem serifas, — Times New Roman e Gill Sans — e nos estilos regular, negrito e itálico.

De seguida, foi-lhes pedido que classificassem os tipos de letra como liberal ou conservador, e responderam a várias medidas demográficas relacionadas com a sua ideologia política, afiliação partidária, idade, género e raça.

No segundo questionário, foi usada uma gama mais ampla de tipos de letra, incluindo vários tipos de caracteres dentro da mesma família de fontes. Os participantes tiveram de ler uma frase ou apenas um nome escritos num de dois tipos de letra com serifas (Jubilat ou Times New Roman), num de dois sem serifas (Gill Sans ou Century Gothic) e um tipo de letra de exibição (Sunrise, Birds of Paradise ou Cloister Black Light) .

Num comunicado, os investigadores explicam ter usado a fonte Jubilat porque foi usada na candidatura presidencial de Bernie Sanders, em 2016, e a Century Gothic pela sua estreita aproximação com a fonte Gotham usada pelo ex-Presidente Barack Obama durante a sua campanha presidencial em 2008.

De um modo geral, os resultados mostraram que os tipos e os estilos de letra são percebidos como tendo diferentes inclinações ideológicas, e o partidarismo modera a perceção ideológica. Os autores relatam que tipos de letra mais fortes e mais grossos são vistos como tipos de letra mais conservadoras e em itálico como mais liberais.

“Não houve diferença significativa nas perceções ideológicas de um tipo de letra quando foi usado num nome ou numa frase, sugerindo que esses efeitos podem ser um atributo do próprio tipo de letra”, escrevem os autores do estudo publicado na revista científica Communication Studies.

“Também encontrámos evidências de que o partidarismo modera as perceções ideológicas das fontes, com Republicanos e Democratas a classificar as fontes de forma ideologicamente congruente“.

“Este estudo mostra que a fonte desempenha um papel na comunicação política americana, transmitindo a ideologia através da anatomia das suas formas de letra. Através desta pesquisa, lançamos as bases para futuros estudos que possam identificar relações entre fontes e resultados persuasivos na comunicação política”, afirma Katherine Haenschen, uma das autoras do estudo e professora assistente do departamento de Comunicação do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O pantograma tem um erro, pois este é suposto ter todas as letras do abecedário e esta versão: “the quick brown fox jumped over the lazy dog” falta-lhe a letra s. A versão correcta com todas as letras é:“the quick brown fox jumps over the lazy dog”.

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …