Tigres extintos no Laos

Um novo estudo da Unidade de Conservação da Pesquisa em Vida Selvagem chegou à conclusão de que os tigres estão extintos no Laos. Uma pesquisa de cinco anos na Área Protegida Nacional de Nam Et-Phou Louey, rica em biodiversidade, não encontrou nenhuma evidência destes felinos.

A mesma pesquisa encontrou, no entanto, evidências de armadilhas mortais planeada para matar os animais que nelas tropeçam. “As armadilhas são simples de fabricar. Uma pessoa pode colocar centenas ou mesmo milhares delas, que matam indiscriminadamente e são desumanas para qualquer animal que seja capturado”, explicou a zoóloga e principal autora do estudo, Akchousanh Rasphone.

As armadilhas são um grande problema no Laos e no Sudeste Asiático. Os tigres são mortos pela sua carne, mas, sobretudo, pela sua valiosa pele. A última estimativa feita da população destes animais, divulgada em abril de 2016, mostrava que havia apenas dois tigres selvagens no Laos.



No primeiro ano desta investigação, os cientistas observaram estes animais, mas nunca mais foram vistos até hoje. O artigo científico foi publicado na Global Ecology and Conservation.

As mortes destes animais estão alinhadas com o lento declínio do tigre da Indochina (Panthera tigris tigris). Atualmente, as únicas populações saudáveis habitam na Tailândia, país que conta com cerca de 189 desses animais na natureza. Restam ainda 7 na China, menos de 5 no Vietname e, talvez, alguns no Myanmar.

Ainda assim, este não é necessariamente o fim dos tigres no Laos. Os especialistas consideram que se o Governo agir, poderá recuperar a população selvagem através do controlo da crise de armadilhas.

Além disso, existem centenas tigres em cativeiro no país. Estas raças geneticamente modificadas vivem em campos ilegais e desumanos, onde são criadas somente para serem abatidas.

Apesar do problema, a notícia da extinção dos tigres selvagens pareceu desencadear muito pouca discussão sobre conservação no Laos. “A única coisa que preocupa o Governo é que o estudo faz o país parecer mau, em vez de pensar em como não repetir os mesmos erros novamente para as espécies que ainda restam”, resumiu Rasphone.

“A mensagem deste estudo precisa de ser levada como uma lição para outros países da região, além de ser interpretada localmente para a conservação das populações remanescentes de espécies importantes para o Laos”, concluiu a investigadora.

ZAP // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …

Estado paga 460 mil euros por mês em subvenções vitalícias. Ex-político recebe o valor mais alto

Há 310 ex-políticos e ex-juízes que têm direito a receber uma subvenção vitalícia do Estado. O número baixou um pouco relativamente a 2020, mas, ainda assim, representa um gasto mensal de 460 mil euros de …

Carlos Alexandre nega levantamento do arresto de bens de Salgado

O juiz Carlos Alexandre recusou o pedido de Ricardo Salgado de levantamento do arresto dos bens móveis, pensão e contas bancárias, no âmbito do processo do Universo Espírito Santos e do Monte Branco. A defesa de …

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …