Tigres extintos no Laos

Um novo estudo da Unidade de Conservação da Pesquisa em Vida Selvagem chegou à conclusão de que os tigres estão extintos no Laos. Uma pesquisa de cinco anos na Área Protegida Nacional de Nam Et-Phou Louey, rica em biodiversidade, não encontrou nenhuma evidência destes felinos.

A mesma pesquisa encontrou, no entanto, evidências de armadilhas mortais planeada para matar os animais que nelas tropeçam. “As armadilhas são simples de fabricar. Uma pessoa pode colocar centenas ou mesmo milhares delas, que matam indiscriminadamente e são desumanas para qualquer animal que seja capturado”, explicou a zoóloga e principal autora do estudo, Akchousanh Rasphone.

As armadilhas são um grande problema no Laos e no Sudeste Asiático. Os tigres são mortos pela sua carne, mas, sobretudo, pela sua valiosa pele. A última estimativa feita da população destes animais, divulgada em abril de 2016, mostrava que havia apenas dois tigres selvagens no Laos.

No primeiro ano desta investigação, os cientistas observaram estes animais, mas nunca mais foram vistos até hoje. O artigo científico foi publicado na Global Ecology and Conservation.

As mortes destes animais estão alinhadas com o lento declínio do tigre da Indochina (Panthera tigris tigris). Atualmente, as únicas populações saudáveis habitam na Tailândia, país que conta com cerca de 189 desses animais na natureza. Restam ainda 7 na China, menos de 5 no Vietname e, talvez, alguns no Myanmar.

Ainda assim, este não é necessariamente o fim dos tigres no Laos. Os especialistas consideram que se o Governo agir, poderá recuperar a população selvagem através do controlo da crise de armadilhas.

Além disso, existem centenas tigres em cativeiro no país. Estas raças geneticamente modificadas vivem em campos ilegais e desumanos, onde são criadas somente para serem abatidas.

Apesar do problema, a notícia da extinção dos tigres selvagens pareceu desencadear muito pouca discussão sobre conservação no Laos. “A única coisa que preocupa o Governo é que o estudo faz o país parecer mau, em vez de pensar em como não repetir os mesmos erros novamente para as espécies que ainda restam”, resumiu Rasphone.

“A mensagem deste estudo precisa de ser levada como uma lição para outros países da região, além de ser interpretada localmente para a conservação das populações remanescentes de espécies importantes para o Laos”, concluiu a investigadora.

PARTILHAR

RESPONDER

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …

Marques Mendes antecipa "princípio do fim do ciclo de António Costa"

No seu habitual espaço de comentário televisivo na SIC, Luís Marques Mendes disse que os recentes erros de António Costa nas últimas semanas revelam "sinais de que estamos no princípio do fim de um ciclo …

Para o Bloco, só há uma saída para vencer a crise: proteger o emprego

Para vencer a crise provocada pela pandemia de covid-19, as soluções apresentadas pelo Governo devem "responder às pessoas", considera Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou este domingo que “proteger o emprego …

Nélson Semedo está a caminho do Wolverhampton

Há mais um português a caminho do Wolverhampton. Nélson Semedo deverá ser oficializado esta semana, voltando a aumentar o contingente português na equipa de Nuno Espírito Santo. Nélson Semedo está muito perto de ser anunciado como …

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …