/

Theresa May quer pagar apenas 20 mil milhões de euros para saldar saída da UE

2

Stephanie Lecocq / Lusa

Theresa May, primeira-ministra britânica

A primeira-ministra britânica vai propor o pagamento de 20 mil milhões de euros para saldar a separação entre o Reino Unido e a União Europeia, segundo fontes conhecedoras do tema citadas pelo jornal Financial Times.

Olly Robbins, conselheiro de May para a União Europeia, informou os seus homólogos nas diversas capitais europeias desta oferta, revelou o jornal na terça-feira, na sua edição digital, citando fontes que se exprimiram sob anonimato.

Este anúncio vai ser feito formalmente por Theresa May, na sexta-feira, em Florença, Itália, no quadro do discurso que vai proferir sobre a UE, avançou o mesmo título.

O Reino Unido ainda não tinha dado a menor indicação quanto à soma que pretende pagar para saldar a sua saída da UE, prevista para 29 de março de 2019.

Se Bruxelas também ainda não avançou qualquer número específico, vários dirigentes europeus disseram à agência AFP que a fatura a pagar pelos britânicos deve situar-se entre 60 mil milhões e 100 mil milhões de euros.

A contribuição líquida de Londres para o orçamento da UE em 2015, último ano com valores disponíveis, foi de 10,75 mil milhões de euros, segundo documentos da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.

O montante de 20 mil milhões de euros seria portanto a soma devido pelos britânicos para saldar o seu compromisso com o orçamento da UE, orçamento votado para sete anos e que corre até 2020.

“Mas este pagamento não apaga o quadro” dos diversos compromissos financeiros dos britânicos para com a UE, segundo um diplomata europeu ouvido pelo FT.

Os conselheiros de May não comentaram a notícia do FT. Até agora, a posição de Londres tem sido a de esperar que Bruxelas avance com um montante, para depois responder.

// Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.