Testes de vacina contra ebola começam sábado na Guiné-Conacri

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

Combate ao Ébola em África

Os últimos ensaios clínicos antes da comercialização de uma vacina contra o vírus Ébola vão começar no sábado na Guiné-Conacri, anunciou esta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes testes em milhares de pessoas vão ser supervisionados pela OMS, pelo ministério da Saúde guineense, Médicos Sem Fronteiras (MSF), Epicentro e Instituto da Saúde Pública norueguês (INSP).

A vacina, VSV-EBOV, foi desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá.

“Trabalhamos duramente para chegar a este ponto”, declarou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, em comunicado. “Se esta vacina for considerada eficaz, será uma grande vitória na prevenção contra o vírus Ébola”, sublinhou.

A vacinação decorrerá na região da Baixa Guiné, que conta atualmente com o maior número de casos desta febre hemorrágica.

O mais recente surto do vírus Ébola, declarado urgência de saúde mundial em agosto do ano passado, deixou mais de 9.800 mortos sobretudo na Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria.

“A epidemia da doença do vírus Ébola mostra sinais de recuo, mas não podemos baixar a guarda até termos eliminado todos os casos de Ébola”, declarou Marie-Paule Kieny, sub-diretor-geral da OMS, citado no comunicado.

Kieny coordena a investigação e desenvolvimento de tratamentos contra o vírus Ébola na OMS.

Desde setembro passado, duas vacinas contra o Ébola foram avaliadas em 15 países da África, Europa e América do Norte.

A vacina canadiana VSV-EBOV foi homologada em nome da farmacêutica NewLink Genetics, antes desta empresa e a Merck terem anunciado a sua colaboração, em 24 de novembro.

A segunda vacina mais avançada é a da GlaxoSmithKline-Bio (GSK), denominada ChAd3-ZEBOV. Os institutos para a saúde dos Estados Unidos colaboraram no fabrico.

De acordo com os últimos dados da OMS, publicados na quarta-feira, registaram-se 51 novos casos confirmados da doença na passada semana, contra 35 na semana anterior na Guiné-Conacri. O balanço é de 3.219 casos e 2.129 mortos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …