Testes de vacina contra ebola começam sábado na Guiné-Conacri

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

Combate ao Ébola em África

Os últimos ensaios clínicos antes da comercialização de uma vacina contra o vírus Ébola vão começar no sábado na Guiné-Conacri, anunciou esta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes testes em milhares de pessoas vão ser supervisionados pela OMS, pelo ministério da Saúde guineense, Médicos Sem Fronteiras (MSF), Epicentro e Instituto da Saúde Pública norueguês (INSP).

A vacina, VSV-EBOV, foi desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá.

“Trabalhamos duramente para chegar a este ponto”, declarou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, em comunicado. “Se esta vacina for considerada eficaz, será uma grande vitória na prevenção contra o vírus Ébola”, sublinhou.

A vacinação decorrerá na região da Baixa Guiné, que conta atualmente com o maior número de casos desta febre hemorrágica.

O mais recente surto do vírus Ébola, declarado urgência de saúde mundial em agosto do ano passado, deixou mais de 9.800 mortos sobretudo na Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria.

“A epidemia da doença do vírus Ébola mostra sinais de recuo, mas não podemos baixar a guarda até termos eliminado todos os casos de Ébola”, declarou Marie-Paule Kieny, sub-diretor-geral da OMS, citado no comunicado.

Kieny coordena a investigação e desenvolvimento de tratamentos contra o vírus Ébola na OMS.

Desde setembro passado, duas vacinas contra o Ébola foram avaliadas em 15 países da África, Europa e América do Norte.

A vacina canadiana VSV-EBOV foi homologada em nome da farmacêutica NewLink Genetics, antes desta empresa e a Merck terem anunciado a sua colaboração, em 24 de novembro.

A segunda vacina mais avançada é a da GlaxoSmithKline-Bio (GSK), denominada ChAd3-ZEBOV. Os institutos para a saúde dos Estados Unidos colaboraram no fabrico.

De acordo com os últimos dados da OMS, publicados na quarta-feira, registaram-se 51 novos casos confirmados da doença na passada semana, contra 35 na semana anterior na Guiné-Conacri. O balanço é de 3.219 casos e 2.129 mortos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …