Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros.

Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de vacinação para viajar, entrar em hotéis, restaurantes ou eventos, a procura por documentos falsificados tem vindo a aumentar.

De acordo com o Jornal de Notícias, a PSP já detetou cerca de uma dezena de casos em Portugal e procedeu à detenção dos utilizadores “por falsificação de documento”.

Até 16 de julho, a PSP “detetou cerca de uma dezena de situações” em que foram apresentados certificados covid-19 não genuínos, contou aquela polícia ao JN.

No passado dia 9 de julho, por exemplo, um homem de 31 anos foi detido quando fazia o check-in junto da companhia aérea, no Aeroporto de Lisboa. Isto porque o passageiro apresentou um teste RT – PCR negativo que “motivou muitas dúvidas” e, depois de ser acionada, a PSP confirmou que o documento era falso junto do laboratório onde supostamente o teste havia sido realizado.

“De forma livre, o suspeito afirmou ter adquirido [o teste] a troco de dinheiro, pelo que o mesmo foi cautelarmente apreendido”, contam.

Mas os certificados de vacinação falsos à venda na Internet, maioritariamente na Dark Net e em fóruns de hacking, dispararam nos últimos meses e os grupos que os anunciam multiplicam o número de participantes a cada dia.

Segundo a empresa Checkpoint, que se dedica a investigar o mundo obscuro das redes, os preços vão desde os 25 dólares (cerca de 21 euros), para os testes falsos, aos 250 dólares (212 euros), no caso dos certificados de vacinação.

Os sites que vendem testes falsos fornecem documentos com o nome dos laboratórios — portugueses e estrangeiros — e o local onde os testes supostamente seriam feitos.

“Quando descobrimos um desses sites que envolvem a nossa empresa, fazemos queixa e pedimos às autoridades para o desativar. Já aconteceu uma vez”, revelou fonte da Unilabs ao JN.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …