/

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

1

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros.

Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de vacinação para viajar, entrar em hotéis, restaurantes ou eventos, a procura por documentos falsificados tem vindo a aumentar.

De acordo com o Jornal de Notícias, a PSP já detetou cerca de uma dezena de casos em Portugal e procedeu à detenção dos utilizadores “por falsificação de documento”.

Até 16 de julho, a PSP “detetou cerca de uma dezena de situações” em que foram apresentados certificados covid-19 não genuínos, contou aquela polícia ao JN.

No passado dia 9 de julho, por exemplo, um homem de 31 anos foi detido quando fazia o check-in junto da companhia aérea, no Aeroporto de Lisboa. Isto porque o passageiro apresentou um teste RT – PCR negativo que “motivou muitas dúvidas” e, depois de ser acionada, a PSP confirmou que o documento era falso junto do laboratório onde supostamente o teste havia sido realizado.

“De forma livre, o suspeito afirmou ter adquirido [o teste] a troco de dinheiro, pelo que o mesmo foi cautelarmente apreendido”, contam.

Mas os certificados de vacinação falsos à venda na Internet, maioritariamente na Dark Net e em fóruns de hacking, dispararam nos últimos meses e os grupos que os anunciam multiplicam o número de participantes a cada dia.

Segundo a empresa Checkpoint, que se dedica a investigar o mundo obscuro das redes, os preços vão desde os 25 dólares (cerca de 21 euros), para os testes falsos, aos 250 dólares (212 euros), no caso dos certificados de vacinação.

Os sites que vendem testes falsos fornecem documentos com o nome dos laboratórios — portugueses e estrangeiros — e o local onde os testes supostamente seriam feitos.

“Quando descobrimos um desses sites que envolvem a nossa empresa, fazemos queixa e pedimos às autoridades para o desativar. Já aconteceu uma vez”, revelou fonte da Unilabs ao JN.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.