Testes do BCE detetam falhas nos bancos portugueses

O governador do Banco de Portugal admitiu hoje que os exames do BCE poderão detetar falhas nos bancos portugueses, apesar do trabalho de preparação que o Banco de Portugal fez nos últimos anos com várias auditorias e testes de ‘stress’.

_Harry Lime_

Sede do Banco Central Europeu, Frankfurt

Sede do Banco Central Europeu, Frankfurt

Num discurso no parlamento, em Lisboa, a propósito de uma conferência sobre a União Bancária, Carlos Costa destacou as auditorias à qualidade dos ativos dos bancos e os testes de ‘stress’ trimestrais que o Banco de Portugal (BdP) levou a cabo desde 2011 às principais instituições financeiras para considerar que “os bancos [portugueses] não estão impreparados para fazer face ao processo que se vai iniciar”.

Ainda assim, admitiu o responsável pelo supervisor bancário, poderão ser detetados nos testes do BCE algumas falhas, já que há sempre diferenças nos modelos usados pelo BdP e pelo Banco Central Europeu (BCE).

“À partida, os bancos portugueses conhecem os mecanismos a que vão ser sujeitos, conhecem a situação dos seus balanços, reconheceram imparidades. É de admitir que possa haver aqui ou acolá uma diferença, porque a parametrização não é necessariamente a mesma e pode ser mais penalizadora ou menos”, considerou Carlos Costa, acrescentando que, por exemplo, os testes de ‘stress’ partem da definição de um cenário adverso teórico que não será necessariamente igual ao usado pelo BdP.

A avaliação do BCE a 128 bancos da zona euro, incluindo Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI e BES, é composta por três fases: uma análise à qualidade do balanço dos ativos dos bancos (chamada ‘Asset Quality Review, à data de 31 de dezembro deste ano), uma análise dos principais riscos que se colocam a cada entidade (seja de liquidez, alavancagem ou financiamento) e testes de ‘stress’, em que o BCE vai exigir um rácio de capital mínimo de 8%, no cenário base, e de 5,5%, no cenário adverso.

A instituição liderada por Mario Draghi faz estes exercícios antes de assumir a supervisão bancária única, em 2014, um dos mecanismos da futura União Bancária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …