Testes do BCE detetam falhas nos bancos portugueses

O governador do Banco de Portugal admitiu hoje que os exames do BCE poderão detetar falhas nos bancos portugueses, apesar do trabalho de preparação que o Banco de Portugal fez nos últimos anos com várias auditorias e testes de ‘stress’.

_Harry Lime_

Sede do Banco Central Europeu, Frankfurt

Sede do Banco Central Europeu, Frankfurt

Num discurso no parlamento, em Lisboa, a propósito de uma conferência sobre a União Bancária, Carlos Costa destacou as auditorias à qualidade dos ativos dos bancos e os testes de ‘stress’ trimestrais que o Banco de Portugal (BdP) levou a cabo desde 2011 às principais instituições financeiras para considerar que “os bancos [portugueses] não estão impreparados para fazer face ao processo que se vai iniciar”.

Ainda assim, admitiu o responsável pelo supervisor bancário, poderão ser detetados nos testes do BCE algumas falhas, já que há sempre diferenças nos modelos usados pelo BdP e pelo Banco Central Europeu (BCE).

“À partida, os bancos portugueses conhecem os mecanismos a que vão ser sujeitos, conhecem a situação dos seus balanços, reconheceram imparidades. É de admitir que possa haver aqui ou acolá uma diferença, porque a parametrização não é necessariamente a mesma e pode ser mais penalizadora ou menos”, considerou Carlos Costa, acrescentando que, por exemplo, os testes de ‘stress’ partem da definição de um cenário adverso teórico que não será necessariamente igual ao usado pelo BdP.

A avaliação do BCE a 128 bancos da zona euro, incluindo Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI e BES, é composta por três fases: uma análise à qualidade do balanço dos ativos dos bancos (chamada ‘Asset Quality Review, à data de 31 de dezembro deste ano), uma análise dos principais riscos que se colocam a cada entidade (seja de liquidez, alavancagem ou financiamento) e testes de ‘stress’, em que o BCE vai exigir um rácio de capital mínimo de 8%, no cenário base, e de 5,5%, no cenário adverso.

A instituição liderada por Mario Draghi faz estes exercícios antes de assumir a supervisão bancária única, em 2014, um dos mecanismos da futura União Bancária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélite, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …