Mais de 65 anos? Teste de Harvard mede o seu risco de morrer nos próximos 4 anos

Cientistas de Harvard criaram uma ferramenta que com apenas algumas perguntas pode prever a probabilidade de você morrer nos próximos quatro anos.

A esperança de vida aos 65 anos fixou-se em 19,30 anos entre 2020 e 2022. Assim, uma pessoa em Portugal pode viver, em média, até aos 84,3 anos, segundo o indicador do portal do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Recentemente, investigadores da Universidade de Harvard publicaram um estudo que revela oito fatores surpreendentes que aumentam o risco de sofrer morte prematura, entre os quais morar numa zona suja, não conviver com crianças ou ser desrespeitado.

Agora, os autores desse estudo criaram uma calculadora que pesa estes fatores e dá aos seus utilizadores um risco percentual de morrer nos próximos quatro anos.

O teste é destinado a pessoas com mais de 65 anos. É constituído por dez perguntas, oito sobre fatores sociais e duas sobre a idade e o sexo da pessoa.

A ferramenta não detalha exatamente de que é que os pacientes têm maior probabilidade de morrer, escreve o Daily Mail, mas solidão, poluição e falta de laços sociais podem levar ao stress crónico e à falta de estímulo mental.

O Dr. Sachin Shah, um dos autores desta calculadora, explica que a ferramenta é destina a maiores de 65 anos porque “não é possível extrapolar com precisão para aqueles com menos de 65 anos”.

Os resultados da investigação foram recentemente publicados na revista científica PNAS.

“Muitas vezes sobrestimamos a importância das condições médicas quando pensamos em longevidade. [Mas] este estudo demonstra que as nossas vidas sociais são tão importantes quanto as condições médicas”, disse o especialista ao jornal britânico.

Além da idade e do sexo, estas são as perguntas que a ferramenta pergunta:

  1. Tem filhos vivos?
  2. Pensando em todos os seus filhos vivos, com que frequência vocês se encontram (incluindo encontros combinados e casuais)?
  3. Por favor, diga-nos com que frequência faz cada atividade: Faz atividades com netos, sobrinhas/sobrinhos ou crianças da vizinhança e faz qualquer trabalho voluntário ou de caridade
  4. Quanto tempo se sente isolado dos outros?
  5. A próxima questão pergunta como é que se sente em relação à sua área local, que é qualquer lugar a uma caminhada de 20 minutos ou a cerca de um quilómetro de distância de sua casa. Quanto mais próxima a sua marca estiver de uma afirmação, mais fortemente você concorda com ela (classificado de 1, esta área é mantida muito limpa, a 7, esta área está sempre cheia de lixo)
  6. Usando uma escala de 0 a 10, onde 0 significa ‘nenhum controlo’ e 10 significa ‘muito controlo’, como é que classificaria a quantidade de controlo que você tem sobre a sua situação financeira atual?
  7. No seu dia-a-dia, com que frequência alguma das seguintes coisas aconteceu consigo? Você é tratado com menos cortesia ou respeito do que outras pessoas
  8. Está atualmente a desempenhar um trabalho pago?

O teste, com as perguntas em inglês, pode ser realizado no site do Daily Mail.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.