Como um teste de ADN de ancestralidade levou à resolução de um homicídio 27 anos depois

__jennarose__ / Tiktok

Um teste de ADN de uma TikTokker levou à resolução de um crime misterioso de 1997 e à prisão da sua avó.

Uma utilizadora do TikTok revelou como um teste de ADN da Ancestry desvendou um caso arquivado com 27 anos, levando à prisão da sua avó. Jenna Rose Gerwatowski, de 23 anos, fez a revelação num vídeo viral que já soma quase 17 milhões de visualizações, descrevendo em pormenor o seu choque com a reviravolta inesperada dos acontecimentos resultante de um teste de ADN casual.

Gerwatowski explicou que fez o teste há alguns anos por mera curiosidade. No entanto, os resultados ligaram o seu ADN a um mistério de assassinato por resolver há décadas, levando a uma ligação da Polícia Estadual de Michigan em 2021. “Eu estava tipo, ‘Desculpe-me? Que raio é que eu fiz?”, recordou.

Os detetives informaram-na de que o seu ADN correspondia a uma vítima de um caso arquivado, identificada como Baby Garnet, um recém-nascido encontrado morto no parque de campismo de Garnet Lake, no Michigan, em 1997. Outros testes confirmaram a relação direta da sua mãe com a criança, apontando os investigadores para a sua avó, Nancy Gerwatowski, 61 anos.

@__jennarose__ sorry this video is so long, but thank you if you stuck around to watch the whole thing. its time we start talking. #foryou #foryourpagetiktok #fyppp #foryourpage #fyp #truecrime #ancestrydna #ancestry #michigan ♬ original sound – jennarose

Nancy, que Jenna nunca tinha conhecido, foi presa em 2022 e acusada de homicídio, homicídio involuntário e ocultação da morte de um indivíduo. A avó de Jenna admitiu ser a mãe do bebé Garnet, alegadando que deu à luz em casa. As autoridades afirmam que o recém-nascido morreu de asfixia e foi mais tarde abandonado num anexo. Os procuradores afirmam que a vida do bebé poderia ter sido salva se tivesse sido procurada assistência médica.

Em outubro de 2023, Nancy foi libertada sob fiança de reconhecimento pessoal com monitorização por GPS e confinamento em casa. Caso seja condenada, arriscar receber uma pena de prisão perpétua.

A procuradora-geral de Michigan, Dana Nessel, destacou o papel dos avanços genéticos na resolução de casos arquivados. “Este é um testemunho da persistência das forças da ordem e do poder da ciência”, afirmou, acrescentando que a justiça para o bebé Garnet está agora ao alcance da mão.

Para Jenna, a descoberta chocante trouxe uma ligação pessoal a um caso amplamente conhecido na sua cidade natal. “Foi um grande acontecimento na cidade onde cresci”, afirma.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.