A Tesla vai lançar na China uma nova versão do Model Y, o seu modelo mais vendido, com o objetivo de recuperar quota de mercado no país, face à ascensão de marcas locais como a BYD e a Xiaomi. O novo Model Y Juniper tem uma nova dianteira e vai ser mais caro.
O fabricante norte-americana de veículos elétricos Tesla informou esta sexta-feira na rede social Weibo que vai lançar no mercado chinês uma versão melhorada do Model Y, com um preço superior à versão anterior.
“Para melhorar o Modelo Y, só o novo Modelo Y. A escolha comum de milhões de proprietários de automóveis em todo o mundo. Renovação com um clique, só para si!”, diz o post da Tesla no Weibo.
Em Portugal, a construtora de Elon Musk comercializa apenas quatro modelos: a berlina entrada de gama Model 3 (desde 39.990€), o popular SUV compacto Model Y (45.975€), disponível em versões de 5 ou 7 lugares, a berlina de luxo Model S (95.975€) e o SUV de luxo Model X (102.975€ ) — com as suas portas traseiras tipo “falcon wing” e também até 7 lugares.
A Tesla deve começar a comercializar o novo modelo, que ganhou o nome de código de Model Y Juniper, no próximo mês de março, depois de receber a aprovação das autoridades reguladoras chinesas.
O novo modelo inclui bancos que podem ser aquecidos ou ventilados, bem como um ecrã tátil para os passageiros dos bancos traseiros. Com um maior foco na aerodinâmica, o Juniper recebe uma nova dianteira com uma barra em LED , inspirada na Cybertruck.
Segundo a Tesla, embora a capacidade das baterias do Juniper seja igual à do atual Model, as alterações no design e estrutura do seu modelo mais vendido dão-lhe um aumento de autonomia de cerca de 3%.
No mercado chinês, onde a Tesla tem a sua maior fábrica, a empresa de Musk está a enfrentar crescente pressão das construtoras locais, como a BYD, considerada a “Tesla chinesa”, que chegou a Portugal em 2023.
A BYD já ultrapassou a Tesla como fabricante de veículos elétricos em 2022, embora nesse caso a contabilização também incluísse híbridos, um tipo de veículo que a empresa liderada por Elon Musk não fabrica.
A Xiaomi também continua a crescer na China graças ao sucesso do seu primeiro veículo elétrico, a berlina SU7, que superou as previsões internas ao atingir 135.000 vendas em 2024. Em todo o caso, a China continua a desempenhar um papel crucial na expansão da Tesla.
A Gigafactory de Xangai, que iniciou as suas operações em 2019, celebrou recentemente a produção da sua milionésima unidade do Modelo 3, que foi enviada para o Reino Unido.
A fábrica produziu mais de 900.000 veículos só em 2023, muitos dos quais fazem parte dos 1,7 milhões de veículos vendidos pela Tesla na China desde que entrou no mercado do país há uma década.
ZAP // Lusa