Tesla lança táxis sem condutor já no próximo ano

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de táxis-robô nos Estados Unidos já em 2020.

Esta segunda-feira, Elon Musk comprometeu-se com mais um objetivo com data marcada: a Tesla vai lançar, já no próximo ano, o serviço de táxis-robô – táxis sem condutor humano – em alguns mercados.

De acordo com o Jornal de Negócios, este serviço será possível graças às melhorias exponenciais que a Tesla diz ter alcançado na condução autónoma. A promessa de Musk foi dada aos investidores no investor day, dedicado à condução autónoma, uma área na qual a companhia está a apostar e a investir fortemente.

“Provavelmente, dentro de dois anos estaremos a fabricar carros sem volante e pedais”, afirmou Elon Musk, que reconhece que grande parte das vezes falha as suas previsões.

A Tesla fabricou um chip, que Musk defende ser de longe o melhor do mundo e que permitirá à companhia afastar-se das rivais. “É esta a mensagem fundamental que os consumidores devem ter hoje: é uma loucura completa comprar um carro que não um Tesla. É como comprar um cavalo”, afirmou o CEO.

A Tesla trabalha neste chip desde 2016 com o objetivo de equipar os automóveis com tecnologia de condução autónoma. Desta forma, Musk dá garantias de que dentro de um ano existirão um milhão de carros com capacidade de condução autónoma total.

Segundo o empresário, os clientes da Tesla vão poder colocar os seus próprios carros numa plataforma em rede partilhada de táxis-robô, através da aplicação da empresa. Assim, aqueles que precisarem de uma boleia, só têm de chamar um destes táxis-robô através da aplicação. Mas há uma particularidade: o carro não terá condutor.

Estes avanços da Tesla foram revelados dois dias antes da apresentação dos resultados trimestrais da companhia. As previsões apontam para mais um trimestre de prejuízos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …