//

Tesla lança táxis sem condutor já no próximo ano

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de táxis-robô nos Estados Unidos já em 2020.

Esta segunda-feira, Elon Musk comprometeu-se com mais um objetivo com data marcada: a Tesla vai lançar, já no próximo ano, o serviço de táxis-robô – táxis sem condutor humano – em alguns mercados.

De acordo com o Jornal de Negócios, este serviço será possível graças às melhorias exponenciais que a Tesla diz ter alcançado na condução autónoma. A promessa de Musk foi dada aos investidores no investor day, dedicado à condução autónoma, uma área na qual a companhia está a apostar e a investir fortemente.

“Provavelmente, dentro de dois anos estaremos a fabricar carros sem volante e pedais”, afirmou Elon Musk, que reconhece que grande parte das vezes falha as suas previsões.

A Tesla fabricou um chip, que Musk defende ser de longe o melhor do mundo e que permitirá à companhia afastar-se das rivais. “É esta a mensagem fundamental que os consumidores devem ter hoje: é uma loucura completa comprar um carro que não um Tesla. É como comprar um cavalo”, afirmou o CEO.

A Tesla trabalha neste chip desde 2016 com o objetivo de equipar os automóveis com tecnologia de condução autónoma. Desta forma, Musk dá garantias de que dentro de um ano existirão um milhão de carros com capacidade de condução autónoma total.

Segundo o empresário, os clientes da Tesla vão poder colocar os seus próprios carros numa plataforma em rede partilhada de táxis-robô, através da aplicação da empresa. Assim, aqueles que precisarem de uma boleia, só têm de chamar um destes táxis-robô através da aplicação. Mas há uma particularidade: o carro não terá condutor.

Estes avanços da Tesla foram revelados dois dias antes da apresentação dos resultados trimestrais da companhia. As previsões apontam para mais um trimestre de prejuízos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.