Tesla lança táxis sem condutor já no próximo ano

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de táxis-robô nos Estados Unidos já em 2020.

Esta segunda-feira, Elon Musk comprometeu-se com mais um objetivo com data marcada: a Tesla vai lançar, já no próximo ano, o serviço de táxis-robô – táxis sem condutor humano – em alguns mercados.

De acordo com o Jornal de Negócios, este serviço será possível graças às melhorias exponenciais que a Tesla diz ter alcançado na condução autónoma. A promessa de Musk foi dada aos investidores no investor day, dedicado à condução autónoma, uma área na qual a companhia está a apostar e a investir fortemente.

“Provavelmente, dentro de dois anos estaremos a fabricar carros sem volante e pedais”, afirmou Elon Musk, que reconhece que grande parte das vezes falha as suas previsões.

A Tesla fabricou um chip, que Musk defende ser de longe o melhor do mundo e que permitirá à companhia afastar-se das rivais. “É esta a mensagem fundamental que os consumidores devem ter hoje: é uma loucura completa comprar um carro que não um Tesla. É como comprar um cavalo”, afirmou o CEO.

A Tesla trabalha neste chip desde 2016 com o objetivo de equipar os automóveis com tecnologia de condução autónoma. Desta forma, Musk dá garantias de que dentro de um ano existirão um milhão de carros com capacidade de condução autónoma total.

Segundo o empresário, os clientes da Tesla vão poder colocar os seus próprios carros numa plataforma em rede partilhada de táxis-robô, através da aplicação da empresa. Assim, aqueles que precisarem de uma boleia, só têm de chamar um destes táxis-robô através da aplicação. Mas há uma particularidade: o carro não terá condutor.

Estes avanços da Tesla foram revelados dois dias antes da apresentação dos resultados trimestrais da companhia. As previsões apontam para mais um trimestre de prejuízos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …