Tesla lança táxis sem condutor já no próximo ano

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de táxis-robô nos Estados Unidos já em 2020.

Esta segunda-feira, Elon Musk comprometeu-se com mais um objetivo com data marcada: a Tesla vai lançar, já no próximo ano, o serviço de táxis-robô – táxis sem condutor humano – em alguns mercados.

De acordo com o Jornal de Negócios, este serviço será possível graças às melhorias exponenciais que a Tesla diz ter alcançado na condução autónoma. A promessa de Musk foi dada aos investidores no investor day, dedicado à condução autónoma, uma área na qual a companhia está a apostar e a investir fortemente.

“Provavelmente, dentro de dois anos estaremos a fabricar carros sem volante e pedais”, afirmou Elon Musk, que reconhece que grande parte das vezes falha as suas previsões.

A Tesla fabricou um chip, que Musk defende ser de longe o melhor do mundo e que permitirá à companhia afastar-se das rivais. “É esta a mensagem fundamental que os consumidores devem ter hoje: é uma loucura completa comprar um carro que não um Tesla. É como comprar um cavalo”, afirmou o CEO.

A Tesla trabalha neste chip desde 2016 com o objetivo de equipar os automóveis com tecnologia de condução autónoma. Desta forma, Musk dá garantias de que dentro de um ano existirão um milhão de carros com capacidade de condução autónoma total.

Segundo o empresário, os clientes da Tesla vão poder colocar os seus próprios carros numa plataforma em rede partilhada de táxis-robô, através da aplicação da empresa. Assim, aqueles que precisarem de uma boleia, só têm de chamar um destes táxis-robô através da aplicação. Mas há uma particularidade: o carro não terá condutor.

Estes avanços da Tesla foram revelados dois dias antes da apresentação dos resultados trimestrais da companhia. As previsões apontam para mais um trimestre de prejuízos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …