A Europa está a castigar o bilionário pelo seu “flirt“ com a extrema-direita? Vendas da Tesla caíram 50,3% ações caíram 8% esta terça-feira e valor de mercado desceu para menos de um bilião de dólares.
A Tesla parece estar em apuros e a sofrer as consequências da ira anti-Elon Musk. As ações da empresa do bilionário registaram uma queda acima dos 9% na terça-feira, o que deixou o seu valor de mercado abaixo da marca de um bilião de dólares pela primeira vez desde novembro.
Em janeiro, as vendas da fabricante automóvel na Europa caíram para mais de metade, 50,3%, o que se torna ainda mais preocupante olhando para o mercado global de veículos elétricos (VE) na Europa, que cresceu 37% no mesmo período, de acordo com a Reuters. A Tesla vendeu 7.517 unidades no primeiro mês de 2025, face aos 15.130 veículos vendidos em janeiro do ano passado.
Alguns analistas culpam a presença cada vez mais evidente de Musk na política pela queda — não só nos EUA, onde serve o presidente Donald Trump como conselheiro, mas também na política europeia.
Alguns compradores podem mesmo a estar a agir (ou a não comprar) por uma “questão de princípios”, diz Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, à BBC.
A ligação do bilionário à extrema-direita europeia pode estar na origem de um boicote que ajuda a justificar o estrondo na bolsa. No Reino Unido, Musk apoia o ativista de extrema-direita e crítico do primeiro-ministro, Stephen Yaxley-Lennon, condenado em outubro a 18 meses de prisão por ter proferido afirmações difamatórias sobre um refugiado sírio; na Alemanha, apoia abertamente o partido de extrema-direita AfD, que ficou em segundo lugar nas eleições legislativas da semana passada.
Na Alemanha, as vendas da Tesla caíram 59% em janeiro, atingindo o valor mais baixo desde julho de 2021, segundo a Bloomberg.
Apesar de tudo, Mould aponta o aumento da concorrência como o principal fator para a queda estrondosa da empresa no mercado europeu.
Na verdade, há um “número cumulativo de coisas que estão a acumular-se num efeito dominó”, acredita Peter Bardenfleth-Hansen, antigo diretor sénior da Tesla na divisão da Europa, Médio Oriente e Ásia.
“Não há dúvida de que o seu flirt com a direita na política e o facto de aparecer na televisão com uma motosserra não estão propriamente a ajudar a sua imagem”, disse na BBC Radio: “pode estar a conseguir uma base de fãs maior dentro de um tipo específico de clientela, mas não são eles que estão a comprar Teslas. Não são eles que estão a investir dinheiro na sua empresa”.
Após uma queda global nas entregas, no ano passado, os investidores estão cada vez mais preocupados e pressionam o magnata para que introduza modelos mais acessíveis e acelere o lançamento de veículos autónomos. Acreditam que Musk está dividido e a deixar a Tesla para segundo plano, atrás do seu papel no novo governo federal de Trump.
“Ele é um operador muito prático e, se passa tanto tempo num gabinete na Casa Branca, quanto tempo passa a gerir todas as suas outras empresas, incluindo a que é cotada na bolsa?”, disse Art Hogan, estratega-chefe de mercado da B. Riley Wealth, à Reuters, sobre o homem que também dirige a SpaceX, além de outras empresas privadas.
O investimento excessivo em Inteligência Artificial (IA) também parece estar a pressionar as ações da empresa de EVs. Os analistas estão a acompanhar de perto a evolução da IA, especialmente após empresas como a Microsoft e a Meta começarem a ser alvo de maior escrutínio antes do próximo relatório de resultados da Nvidia.
Apesar da queda, a avaliação da Tesla ainda ultrapassa a de grandes fabricantes de automóveis como a General Motors, Ford, Volkswagen, Toyota, Hyundai e BMW juntos. Nos últimos 12 meses, as ações da Tesla aumentaram 51%, embora tenham caído 24% no acumulado do ano.
Mas em 2025, “o maior desafio da Tesla não é a tecnologia — é a perceção”, diz à Bloomberg Jacob Falkencrone, diretor global de estratégia de investimento do banco Saxo: “a bagagem política de Elon Musk está agora a pesar nas vendas, na lealdade à marca e na confiança dos investidores.”
Só mostra o nosso (Europa) total desconhecimento acerca de tudo aquilo que estava errado com a anterior administração e sobre o brutal desempenho do DOGE, liderado pelo Elon! Legacy media is total BS!
Qualquer imbecil k trate outros seres humanos da maneira k o teu herói autista esta a tratar por mim ia directo pra uma câmara de gás pra aprender a viver em comunidade. Mas o musk não passa dum Sulafricanozito branco cheio de dores.
Adorava vê-lo Falido!
EM COMPENSAÇÃO, CARROS EUROPEUS NO BRASIL
ESTÃO EM QUEDA.
A MAIOR PARTE DOS FIAT VENDIDOS NO
MUNDO FOI NO BRASIL.
A TESLA, SE ENTRAR VIA ARGENTINA,
ESTARÁ ENTRE OS PRIMEIROS.
Vai xuxar mase no pastor ninguém te perguntou nada colonial