Tesla já dá energia a uma ilha inteira a partir do sol

Na semana em que completou a aquisição da empresa SolarCity por 2,6 mil milhões de dólares, a Tesla mostrou o fornecimento de energia à ilha Ta’u, na Samoa Americana.

Os lares desta ilha paradisíaca são agora alimentados por energia solar, uma opção mais limpa do que os anteriores ruidosos e poluentes geradores a gasóleo.

Esta microrede de fornecimento de energia, abastecida a 100% de energia fornecida pelo sol, assenta num conjunto de painéis solares e de baterias. Ao todo, dependem da rede elétrica cerca de 600 pessoas.

Nesta instalação a Tesla instalou 5328 painéis solares fotovoltaicos fabricados em parceria pela SolarCity e pela própria Tesla, assim como 60 baterias Tesla Powerpacks.

Para o futuro da empresa de Elon Musk esta manobra de aquisição de uma empresa muito distante da rentabilidade assume-se como um fator de elevado risco.

A SolarCity gasta 6 dólares por cada dólar de faturação, mas ainda assim para o presidente da Tesla a SolarCity é peça chave no desenvolvimento do seu “Master Plan” para promoção da geração e armazenamento de energia limpa.

No projeto na Samoa Americana, a Tesla conseguiu financiamento das autoridades locais e do próprio governo americano.

Ao todo será evitada a queima de mais de 414 mil litros de gasóleo por ano.

Tecnicamente a nova rede elétrica da ilha de Ta’u terá autonomia para três dias sem receber radiação solar, recarregando todo o sistema em apenas sete horas.

Além dos lares, dependem também do abastecimento da Tesla e dos painéis da SolarCity serviços indispensáveis à sociedade como escola, hospital, polícia e bombeiros.

Mais Tecnologia

PARTILHAR

RESPONDER

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …