Tesla agrava prejuízos no segundo trimestre

(dr) TESLA

-

A Tesla Motors voltou a reportar prejuízos no segundo trimestre, marcando o 13º trimestre consecutivo de perdas. Ainda assim, o CEO Elon Musk referiu que a marca vai entregar os próximos modelos dentro do prazo.

Os prejuízos agravaram-se de 184,2 milhões no ano passado para 293,2 million neste trimestre, cerca de 2,09 dólares por ação. Foi um movimento contrário ao volume total de negócios da Tesla Motors, que subiu 33% para 1,27 mil milhões.

As perdas neste período deveram-se ao aumento dos investimentos nas fábricas de carros e baterias, essenciais para a entrega dos modelos pré-reservados.

Já na segunda metade do ano, o plano é entregar 50 mil novos carros, Model S e Model X. No trimestre passado as coisas não correram bem – a empresa falhou o alvo de entregas a que se tinha proposto.

A preparação para o Model 3 exigirá ainda em 2016 um total de investimento de 2,25 mil milhões de dólares. Será uma missão difícil: o carro, que está previsto para 2018, bateu todas as expectativas de pré-reservas e a empresa terá de decuplicar a sua produção em dois a três anos.

O diretor financeiro Jason Wheeler disse, na conferência com analistas, que se estas entregas decorrerem sem problemas a Tesla Motors poderá tornar-se rentável este ano, antes de impostos. A primeira e última vez que a marca teve lucros foi em 2013.

“Estivemos no inferno da produção nos primeiros seis meses do ano”, admitiu Elon Musk.

Foi um inferno. E conseguimos sair dele a partir de junho e agora a linha de produção está a funcionar e a maioria dos nossos fornecedores resolveram os problemas.”

A empresa planeia também abrir novos stands, um a cada quatro dias em várias cidades, incluindo Cidade do México, Taipé e Seoul.

Entretanto, foi concretizada a compra da SolarCity, em que Musk é o principal acionista, por 2,6 mil milhões de dólares. A ideia é “casar” dois modelos de negócio que apostam em energias limpas, apostando em painéis solares e outras soluções de eficiência energética.

Musk disse que a combinação das empresas permitirá poupanças de 150 milhões de dólares por ano sem grandes aumentos de capital, algo que os analistas ainda querem esperar para ver.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …