O Planeta Terra “guarda” factos incríveis e pouco conhecidos

O Planeta Terra, talvez o único planeta habitado do Sistema Solar, tem na sua história evolutiva alguns factos incríveis e pouco conhecidos.

A Sputnik News elenca alguns destes factos – sistema de anéis, o ADN terrestre da Lua e a a futuro geológico -, dando conta que a vida surgiu na Terra há cerca de 4,25 mil milhões de anos, quase imediatamente após a sua formação.

Desde então, formou um sistema de anéis que, posteriormente, acabou por desaparecer: uma parte da superfície da terrestre separou-se do planeta e voou para o Espaço. Cianobactérias levaram depois ao aparecimento do Homo sapiens.

Sistema de anéis semelhante aos de Saturno

Há 715 milhões de anos, a Terra estava completamente coberta por gelo e neve. Até no local mais quente do planeta, o Equador, as temperaturas não ultrapassavam os -20ºC.  Este período, conhecido como Idade do Gelo, durou cerca de 120 milhões de anos.

De acordo com uma das teorias comummente aceite pela comunidade científica, foi exatamente neste período de tempo que se deu a explosão Cambriana, época em que ocorreu uma grande diversificação de organismos, incluindo animais e fitoplâncton.

O aparecimento deste período glacial é resultado de um outro evento global: a formação de um sistema de anéis em torno da Terra, semelhantes aos que que ainda hoje podemos ver em Saturno. Os cientistas norte-americanos Peter Fawcett e Mark Boslough teorizam que, antes do nosso planeta se transformar numa espécie de bola de gelo, foi atingido por um asteróide de enormes proporções.

O impacto foi tão forte que os destroços rochosos que resultaram da colisão foram lançados para a órbita da Terra, dotando-a assim de anéis. Por sua vez, a sombra deste anéis dificultou a penetração da luz solar nas regiões tropicais da Terra, conduzindo o nosso planeta a um drástico arrefecimento global.

O sistema de anéis, que era bastante instável, acabou por desaparecer de forma bastante rápida – na escala astronómica – devido ao efeito lunar e ao vento solar que gradualmente dispersava os pequenos componentes dos discos para fora de órbita.

Lua com ADN terrestre e um só continente no futuro

A Lua compartilha do “ADN” da Terra. Um dos argumentos dos que defendem que os Estados Unidos nunca pisaram na Lua é a composição do solo deste corpo celeste. O nosso satélite natural tem um solo que coincide com o da Terra: tem partes iguais de isótopos de titânio, oxigénio e outros elementos.

Mas os cientistas alertam que não se trata de uma falsificação de provas espaciais: na verdade, há alguns mil milhões de anos, a Lua fazia parte da Terra.

Cientistas da Universidade da Califórnia concluíram que a Terra, após terminar a sua formação, colidiu com um corpo celeste com um tamanho semelhante ao de Marte.

Theia – o nome dado ao corpo que colidiu com a Terra – penetrou na crosta do nosso planeta e fundiu-se com as rochas terrestres, tendo uma parte desta fusão sido expelida para o Espaço, onde gradualmente se transformou na Lua.

Na prática, a Lua, ainda antes de ser a Lua, era parte integrante da Terra.

Do ponto de vista geológico, a Terra pode também esconder alguns “segredos”. Segundo cálculos realizados recentemente, dentro de 250 milhões de anos, os continentes vão juntar-se novamente, formando um super-continente. Pangeia Última, Nova Pangeia Aurica ou Amásia são alguns dos nomes apontados pelos cientistas.

Volvidos todos estes anos, a Terra parece continuar a ter muito por revelar.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sem a minha intervenção a matéria inanimada do meu quarto nunca se organiza sozinha. Os cientistas não sabem a força que levou á organização de materia inanimada em organismos tão complexos como o próprio cientista. Se lê esta mensagem, é porque as letras surgem numa ordem que a torna inteligível, uma mente inteligível escreveu-a. Assim como um quadro não surge espontaneamente sem pintor. Os cientistas sabem que o ADN é uma linguagem em código inteligível. Elaboram teorias de que a materia inanimada se organizou espontaneamente, hipóteses que não podem provar, mas a propria base do raciocinio não é racional, parece uma magia sem mágico.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …