Os cientistas não têm dúvidas: a Lua nasceu de um evento catastrófico. Uma equipa de especialista afirma ter novas e convincentes evidências que apoiam a teoria do grande impacto, que sustenta que o satélite se formou depois de um corpo com o tamanho de Marte ter impactado a Terra, há 4,5 mil milhões de anos.

A conclusão é de uma equipa de cientistas do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências, que levou a cabo uma análise isotópica in situ em três meteoritos lunares fornecidos pela agência espacial norte-americana (NASA).

Os resultados evidenciaram um grau extremamente elevado de fracionamento isotópico de cloro, que é um forte indicador de condições de temperatura e energia ultra-altas, comummente produzidas durante a colisão entre gigantes corpos celestes.

Em comunicado da Academia Chinesa de Ciências, Wang Ying, cientista que participou na investigação, explicou que o fracionamento de isótopos de cloro é um processo pelo qual o cloro-25 (o isótopo mais leve deste elemento) evapora mais do que o cloro-37, o seu “homólogo” mais pesado, em condições extremas de temperatura.

Por isso, concluiu o especialista, o elevado grau de fracionamento isotópico de cloro nos meteoritos lunares analisados apresenta novas e convincentes evidências de que a Lua é “filha” de um evento catastrófico, sustentando a teoria do impacto.

“A hipótese do grande impacto oferece interpretações racionais para muitas observações, como a velocidade de rotação da Lua e o tamanho relativamente grande da Lua comparativamente à Terra”, completou HSU Weibiao, cientista do observatório chinês.

E acrescenta: “Além disso, as rochas lunares trazidas pelos astronautas da [missão] Apollo contêm a mesma composição isotópica de oxigénio do que a Terra. Noutras palavras, os dois corpos compartilham o mesmo conjunto de ‘ADN”.

O projeto sobre a origem da lua começou em 2011, tendo os seus resultados sido a semana passada publicados na revista científica especializada Scientific Reports.

A teoria do grande impacto foi proposta pela primeira vez em meados de 1975 por investigadores dos institutos norte-americanos de Ciências Planetárias de Tucson e de Astrofísica Harvard-Smithsonian. Desde então, produziram-se várias investigações, muitas da quais associadas a modelagens numéricas, que têm apontado esta hipótese como a mais consensual entre a comunidade científica.

SA, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A lua é uma base annunaki,oca por dentro …como sempre esses cientistas fazem teatro e dissimulação…sabem de tudo …mas nao interessa informar o povo !! Muito pelo contrário !!!

    • E não só… É uma base do tipo como é a Antártida, para dar um exemplo que todos possam perceber. Muitos países no mesmo sítio, mas onde todos respeitam as suas “fronteiras”, neste caso, raças extraterrestres ocupam diferentes partes da Lua.
      Acredito que estes cientistas não saibam dessa informação controversa, pois é tudo muito compartimentalizado nesses meios, nem toda a gente sabe do que se passa, ainda para mais quando se trata de atividades do programa espacial secreto…

  2. Eles podem simular tudo com sua tecnologia maluca mais nuncam van saber a criação do mundo e no dia que souberem fim do mundo aí e um segredo eterno dado por Deus e povo e as nações nunca vão ter este poder só Deus e jesus

    • Verdade .. a Lua é fruto das mãos de Deus, a lua, como todas as outras coisas que existe na terra no mar e nos céus. . Deus criou tudo , e os cientistas gostam de achar justificativas só para não assumirem que temos um Deus tão grande, tão maravilhoso tão lindo e tão tudo em nossas vidas. Deus é perfeito em tudo que Ele faz .

      • É… Deus criou tudo, mas, ao sétimo dia foi descansar e esqueceu-se de criar o teu cérebro!…
        Também criou o vinho, que em excesso, pode originar esses delírios…

  3. Bom dia Fernando, talvez nem todos saibam ..de qualquer forma seu comentário é muito lúcido e consciente !! Um grande abraço !!

  4. Na verdade a lua é a base dos incas venusianos que tentaram dominar a terra mas graças a Espertomen impediram o plano de Doutor Grogue e seu fiel macacão Caras! O polvo esquece do passado! Sempre tenho que explicar a mesma coisa!
    Para o alto e avante!

  5. este são alguns dos milhares de lunáticos que habitam a Lua e vieram de outro lugar. Otarioplano não é Português . Foi descoberto pelo Cabral em 1500

  6. Deus criou tudo. Aconteceu por causa dele, Saber como ele fez que seria bom. A lua não apareceu em um piscar de olhos, isso não quer dizer que Deus não a criou.

  7. Evidências e teorias são coisas que sob o olhar da ciência estão anos luz do que é verdade.Existe uma análise feita por matemáticos que observam a natureza e suas manifestações que dizem ser impossível a lua ser fruto de um processo natural,devido a sua posição em relação a terra,seu tamanho e rotação alinhada para que vejamos somente uma face do satélite por toda eternidade,pois coincidência dessa magnitude não existe em nenhum lugar do universo.Assim caminha a humanidade sem ter certeza de nada e ter achismos como verdades,pobre humano que a cada dia inventa uma teoria do seu vazio.

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …