Os cientistas não têm dúvidas: a Lua nasceu de um evento catastrófico. Uma equipa de especialistas afirma ter novas e convincentes evidências que apoiam a teoria do grande impacto, que sustenta que o satélite se formou depois de um corpo com o tamanho de Marte ter impactado a Terra há 4,5 mil milhões de anos.

A conclusão é de uma equipa de cientistas do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências, que levou a cabo uma análise isotópica in situ em três meteoritos lunares fornecidos pela agência espacial norte-americana (NASA).

Os resultados evidenciaram um grau extremamente elevado de fracionamento isotópico de cloro, que é um forte indicador de condições de temperatura e energia ultra-altas, comummente produzidas durante a colisão entre gigantes corpos celestes.

Em comunicado da Academia Chinesa de Ciências, Wang Ying, cientista que participou na investigação, explicou que o fracionamento de isótopos de cloro é um processo pelo qual o cloro-25 (o isótopo mais leve deste elemento) evapora mais do que o cloro-37, o seu “homólogo” mais pesado, em condições extremas de temperatura.

Por isso, concluiu o especialista, o elevado grau de fracionamento isotópico de cloro nos meteoritos lunares analisados apresenta novas e convincentes evidências de que a Lua é “filha” de um evento catastrófico, sustentando a teoria do impacto.

“A hipótese do grande impacto oferece interpretações racionais para muitas observações, como a velocidade de rotação da Lua e o tamanho relativamente grande da Lua comparativamente à Terra”, completou HSU Weibiao, cientista do observatório chinês.

E acrescenta: “Além disso, as rochas lunares trazidas pelos astronautas da [missão] Apollo contêm a mesma composição isotópica de oxigénio do que a Terra. Noutras palavras, os dois corpos compartilham o mesmo conjunto de ‘ADN”.

O projeto sobre a origem da lua começou em 2011, tendo os seus resultados sido a semana passada publicados na revista científica especializada Scientific Reports.

A teoria do grande impacto foi proposta pela primeira vez em meados de 1975 por investigadores dos institutos norte-americanos de Ciências Planetárias de Tucson e de Astrofísica Harvard-Smithsonian. Desde então, produziram-se várias investigações, muitas da quais associadas a modelagens numéricas, que têm apontado esta hipótese como a mais consensual entre a comunidade científica.

SA, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A lua é uma base annunaki,oca por dentro …como sempre esses cientistas fazem teatro e dissimulação…sabem de tudo …mas nao interessa informar o povo !! Muito pelo contrário !!!

    • E não só… É uma base do tipo como é a Antártida, para dar um exemplo que todos possam perceber. Muitos países no mesmo sítio, mas onde todos respeitam as suas “fronteiras”, neste caso, raças extraterrestres ocupam diferentes partes da Lua.
      Acredito que estes cientistas não saibam dessa informação controversa, pois é tudo muito compartimentalizado nesses meios, nem toda a gente sabe do que se passa, ainda para mais quando se trata de atividades do programa espacial secreto…

  2. Eles podem simular tudo com sua tecnologia maluca mais nuncam van saber a criação do mundo e no dia que souberem fim do mundo aí e um segredo eterno dado por Deus e povo e as nações nunca vão ter este poder só Deus e jesus

    • Verdade .. a Lua é fruto das mãos de Deus, a lua, como todas as outras coisas que existe na terra no mar e nos céus. . Deus criou tudo , e os cientistas gostam de achar justificativas só para não assumirem que temos um Deus tão grande, tão maravilhoso tão lindo e tão tudo em nossas vidas. Deus é perfeito em tudo que Ele faz .

      • É… Deus criou tudo, mas, ao sétimo dia foi descansar e esqueceu-se de criar o teu cérebro!…
        Também criou o vinho, que em excesso, pode originar esses delírios…

  3. Bom dia Fernando, talvez nem todos saibam ..de qualquer forma seu comentário é muito lúcido e consciente !! Um grande abraço !!

  4. Na verdade a lua é a base dos incas venusianos que tentaram dominar a terra mas graças a Espertomen impediram o plano de Doutor Grogue e seu fiel macacão Caras! O polvo esquece do passado! Sempre tenho que explicar a mesma coisa!
    Para o alto e avante!

  5. este são alguns dos milhares de lunáticos que habitam a Lua e vieram de outro lugar. Otarioplano não é Português . Foi descoberto pelo Cabral em 1500

  6. Deus criou tudo. Aconteceu por causa dele, Saber como ele fez que seria bom. A lua não apareceu em um piscar de olhos, isso não quer dizer que Deus não a criou.

  7. Evidências e teorias são coisas que sob o olhar da ciência estão anos luz do que é verdade.Existe uma análise feita por matemáticos que observam a natureza e suas manifestações que dizem ser impossível a lua ser fruto de um processo natural,devido a sua posição em relação a terra,seu tamanho e rotação alinhada para que vejamos somente uma face do satélite por toda eternidade,pois coincidência dessa magnitude não existe em nenhum lugar do universo.Assim caminha a humanidade sem ter certeza de nada e ter achismos como verdades,pobre humano que a cada dia inventa uma teoria do seu vazio.

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …