Os cientistas não têm dúvidas: a Lua nasceu de um evento catastrófico. Uma equipa de especialistas afirma ter novas e convincentes evidências que apoiam a teoria do grande impacto, que sustenta que o satélite se formou depois de um corpo com o tamanho de Marte ter impactado a Terra há 4,5 mil milhões de anos.

A conclusão é de uma equipa de cientistas do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências, que levou a cabo uma análise isotópica in situ em três meteoritos lunares fornecidos pela agência espacial norte-americana (NASA).

Os resultados evidenciaram um grau extremamente elevado de fracionamento isotópico de cloro, que é um forte indicador de condições de temperatura e energia ultra-altas, comummente produzidas durante a colisão entre gigantes corpos celestes.

Em comunicado da Academia Chinesa de Ciências, Wang Ying, cientista que participou na investigação, explicou que o fracionamento de isótopos de cloro é um processo pelo qual o cloro-25 (o isótopo mais leve deste elemento) evapora mais do que o cloro-37, o seu “homólogo” mais pesado, em condições extremas de temperatura.

Por isso, concluiu o especialista, o elevado grau de fracionamento isotópico de cloro nos meteoritos lunares analisados apresenta novas e convincentes evidências de que a Lua é “filha” de um evento catastrófico, sustentando a teoria do impacto.

“A hipótese do grande impacto oferece interpretações racionais para muitas observações, como a velocidade de rotação da Lua e o tamanho relativamente grande da Lua comparativamente à Terra”, completou HSU Weibiao, cientista do observatório chinês.

E acrescenta: “Além disso, as rochas lunares trazidas pelos astronautas da [missão] Apollo contêm a mesma composição isotópica de oxigénio do que a Terra. Noutras palavras, os dois corpos compartilham o mesmo conjunto de ‘ADN”.

O projeto sobre a origem da lua começou em 2011, tendo os seus resultados sido a semana passada publicados na revista científica especializada Scientific Reports.

A teoria do grande impacto foi proposta pela primeira vez em meados de 1975 por investigadores dos institutos norte-americanos de Ciências Planetárias de Tucson e de Astrofísica Harvard-Smithsonian. Desde então, produziram-se várias investigações, muitas da quais associadas a modelagens numéricas, que têm apontado esta hipótese como a mais consensual entre a comunidade científica.

Sara Silva Alves SA, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A lua é uma base annunaki,oca por dentro …como sempre esses cientistas fazem teatro e dissimulação…sabem de tudo …mas nao interessa informar o povo !! Muito pelo contrário !!!

    • E não só… É uma base do tipo como é a Antártida, para dar um exemplo que todos possam perceber. Muitos países no mesmo sítio, mas onde todos respeitam as suas “fronteiras”, neste caso, raças extraterrestres ocupam diferentes partes da Lua.
      Acredito que estes cientistas não saibam dessa informação controversa, pois é tudo muito compartimentalizado nesses meios, nem toda a gente sabe do que se passa, ainda para mais quando se trata de atividades do programa espacial secreto…

  2. Eles podem simular tudo com sua tecnologia maluca mais nuncam van saber a criação do mundo e no dia que souberem fim do mundo aí e um segredo eterno dado por Deus e povo e as nações nunca vão ter este poder só Deus e jesus

    • Verdade .. a Lua é fruto das mãos de Deus, a lua, como todas as outras coisas que existe na terra no mar e nos céus. . Deus criou tudo , e os cientistas gostam de achar justificativas só para não assumirem que temos um Deus tão grande, tão maravilhoso tão lindo e tão tudo em nossas vidas. Deus é perfeito em tudo que Ele faz .

      • É… Deus criou tudo, mas, ao sétimo dia foi descansar e esqueceu-se de criar o teu cérebro!…
        Também criou o vinho, que em excesso, pode originar esses delírios…

  3. Bom dia Fernando, talvez nem todos saibam ..de qualquer forma seu comentário é muito lúcido e consciente !! Um grande abraço !!

  4. Na verdade a lua é a base dos incas venusianos que tentaram dominar a terra mas graças a Espertomen impediram o plano de Doutor Grogue e seu fiel macacão Caras! O polvo esquece do passado! Sempre tenho que explicar a mesma coisa!
    Para o alto e avante!

  5. este são alguns dos milhares de lunáticos que habitam a Lua e vieram de outro lugar. Otarioplano não é Português . Foi descoberto pelo Cabral em 1500

  6. Deus criou tudo. Aconteceu por causa dele, Saber como ele fez que seria bom. A lua não apareceu em um piscar de olhos, isso não quer dizer que Deus não a criou.

  7. Evidências e teorias são coisas que sob o olhar da ciência estão anos luz do que é verdade.Existe uma análise feita por matemáticos que observam a natureza e suas manifestações que dizem ser impossível a lua ser fruto de um processo natural,devido a sua posição em relação a terra,seu tamanho e rotação alinhada para que vejamos somente uma face do satélite por toda eternidade,pois coincidência dessa magnitude não existe em nenhum lugar do universo.Assim caminha a humanidade sem ter certeza de nada e ter achismos como verdades,pobre humano que a cada dia inventa uma teoria do seu vazio.

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …