Os cientistas não têm dúvidas: a Lua nasceu de um evento catastrófico. Uma equipa de especialista afirma ter novas e convincentes evidências que apoiam a teoria do grande impacto, que sustenta que o satélite se formou depois de um corpo com o tamanho de Marte ter impactado a Terra, há 4,5 mil milhões de anos.

A conclusão é de uma equipa de cientistas do Observatório da Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências, que levou a cabo uma análise isotópica in situ em três meteoritos lunares fornecidos pela agência espacial norte-americana (NASA).

Os resultados evidenciaram um grau extremamente elevado de fracionamento isotópico de cloro, que é um forte indicador de condições de temperatura e energia ultra-altas, comummente produzidas durante a colisão entre gigantes corpos celestes.

Em comunicado da Academia Chinesa de Ciências, Wang Ying, cientista que participou na investigação, explicou que o fracionamento de isótopos de cloro é um processo pelo qual o cloro-25 (o isótopo mais leve deste elemento) evapora mais do que o cloro-37, o seu “homólogo” mais pesado, em condições extremas de temperatura.

Por isso, concluiu o especialista, o elevado grau de fracionamento isotópico de cloro nos meteoritos lunares analisados apresenta novas e convincentes evidências de que a Lua é “filha” de um evento catastrófico, sustentando a teoria do impacto.

“A hipótese do grande impacto oferece interpretações racionais para muitas observações, como a velocidade de rotação da Lua e o tamanho relativamente grande da Lua comparativamente à Terra”, completou HSU Weibiao, cientista do observatório chinês.

E acrescenta: “Além disso, as rochas lunares trazidas pelos astronautas da [missão] Apollo contêm a mesma composição isotópica de oxigénio do que a Terra. Noutras palavras, os dois corpos compartilham o mesmo conjunto de ‘ADN”.

O projeto sobre a origem da lua começou em 2011, tendo os seus resultados sido a semana passada publicados na revista científica especializada Scientific Reports.

A teoria do grande impacto foi proposta pela primeira vez em meados de 1975 por investigadores dos institutos norte-americanos de Ciências Planetárias de Tucson e de Astrofísica Harvard-Smithsonian. Desde então, produziram-se várias investigações, muitas da quais associadas a modelagens numéricas, que têm apontado esta hipótese como a mais consensual entre a comunidade científica.

SA, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A lua é uma base annunaki,oca por dentro …como sempre esses cientistas fazem teatro e dissimulação…sabem de tudo …mas nao interessa informar o povo !! Muito pelo contrário !!!

    • E não só… É uma base do tipo como é a Antártida, para dar um exemplo que todos possam perceber. Muitos países no mesmo sítio, mas onde todos respeitam as suas “fronteiras”, neste caso, raças extraterrestres ocupam diferentes partes da Lua.
      Acredito que estes cientistas não saibam dessa informação controversa, pois é tudo muito compartimentalizado nesses meios, nem toda a gente sabe do que se passa, ainda para mais quando se trata de atividades do programa espacial secreto…

  2. Eles podem simular tudo com sua tecnologia maluca mais nuncam van saber a criação do mundo e no dia que souberem fim do mundo aí e um segredo eterno dado por Deus e povo e as nações nunca vão ter este poder só Deus e jesus

    • Verdade .. a Lua é fruto das mãos de Deus, a lua, como todas as outras coisas que existe na terra no mar e nos céus. . Deus criou tudo , e os cientistas gostam de achar justificativas só para não assumirem que temos um Deus tão grande, tão maravilhoso tão lindo e tão tudo em nossas vidas. Deus é perfeito em tudo que Ele faz .

      • É… Deus criou tudo, mas, ao sétimo dia foi descansar e esqueceu-se de criar o teu cérebro!…
        Também criou o vinho, que em excesso, pode originar esses delírios…

  3. Bom dia Fernando, talvez nem todos saibam ..de qualquer forma seu comentário é muito lúcido e consciente !! Um grande abraço !!

  4. Na verdade a lua é a base dos incas venusianos que tentaram dominar a terra mas graças a Espertomen impediram o plano de Doutor Grogue e seu fiel macacão Caras! O polvo esquece do passado! Sempre tenho que explicar a mesma coisa!
    Para o alto e avante!

  5. este são alguns dos milhares de lunáticos que habitam a Lua e vieram de outro lugar. Otarioplano não é Português . Foi descoberto pelo Cabral em 1500

  6. Deus criou tudo. Aconteceu por causa dele, Saber como ele fez que seria bom. A lua não apareceu em um piscar de olhos, isso não quer dizer que Deus não a criou.

  7. Evidências e teorias são coisas que sob o olhar da ciência estão anos luz do que é verdade.Existe uma análise feita por matemáticos que observam a natureza e suas manifestações que dizem ser impossível a lua ser fruto de um processo natural,devido a sua posição em relação a terra,seu tamanho e rotação alinhada para que vejamos somente uma face do satélite por toda eternidade,pois coincidência dessa magnitude não existe em nenhum lugar do universo.Assim caminha a humanidade sem ter certeza de nada e ter achismos como verdades,pobre humano que a cada dia inventa uma teoria do seu vazio.

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …