Termómetros podem subir até aos 48 graus. Há 15 anos que não havia tanto calor

Hugo Delgado / Lusa

Desde 2003, quando uma onda de calor afectou o país, que as temperaturas não estavam tão altas em Portugal. Nesse ano, a Amareleja chegou aos 47,3 graus, mas neste fim-de-semana os termómetros podem subir até aos 48 graus.

O aviso vermelho, o mais grave, foi prolongado em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo, devido aos valores elevados da temperatura máxima.

Com temperaturas acima dos 40 graus previstas para este sábado, os distritos de Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga vão estar em aviso vermelho até às 14:59 de domingo. Os restantes distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais grave.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que esta persistência de valores elevados das temperaturas máximas, que na quinta-feira bateram recordes históricos, deve-se a um anti-ciclone que transporta ar quente do norte de África e faz com que as noites sejam tropicais.

Na quinta-feira e na sexta-feira, “foram excedidos os recordes da temperatura máxima para o mês de Agosto em cerca de 20% e 45% das estações, respectivamente”, de acordo com o comunicado do IPMA.

Em duas estações foram registadas temperaturas acima dos 45 graus na sexta-feira: Alcácer do Sal (45,9) e Reguengos (45,5), e Alvalade, Alvega, Pegões, Setúbal, Portel, Mértola, Neves Corvo, Évora, Coruche e Zebreira atingiram mais de 44.

De acordo com o comunicado, em dezasseis estações foram batidos recordes históricos desde que há medições.

Castelo Branco (43,5 graus), Odemira (41,9), Nelas (41,9), Figueira Castelo Rodrigo (40,8), Pegões (44,6), Setúbal (44,6) e Lisboa/Tapada (40,9) atingiram na sexta-feira os seus máximos históricos, que já tinham sido, por sua vez, ultrapassados na quinta-feira.

Alcácer do Sal (45,9 graus), Bragança (39,7), Montalegre (36,8), Mirandela (43,5), Alvalade (43,8), Vila Real (39,6), Lisboa/Gago Coutinho (42), Guarda (37) e Covilhã (42,4) atingiram igualmente os seus máximos, que, em todos os casos, vigoravam desde Agosto de 2003.

“Até dia 06 de Agosto a temperatura máxima do ar, em grande parte do território continental, irá registar valores da ordem de 40°C, sendo que até dia 04, o período mais crítico, em vários locais do Alentejo, vales dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa a temperatura máxima poderá atingir 45°C e, num ou outro local, ultrapassar este valor”, indica o comunicado.

Também os valores das temperaturas mínimas serão elevados, 25 graus em grande parte do território, aproximando-se de 30 em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo.

O IPMA nota que “esta situação meteorológica poderá ser comparável à situação de Agosto de 2003 em Portugal Continental”.

“Na onda de calor de 2003 registaram-se valores muito elevados da temperatura mínima e da temperatura máxima, fixando-se um novo máximo absoluto relativo à temperatura máxima, de 47,3°C, na Amareleja no dia 01 de Agosto” daquele ano, observa o Instituto.

A partir de domingo, a temperatura deverá começar a descer ligeiramente nas regiões do litoral Sul e nos dias seguintes no restante território, mantendo-se ainda assim valores entre os 30 e os 35 graus até dia 10.

Hospital de Évora activa plano de contingência

O Alentejo é uma das regiões do país mais afectada por esta onde de calor. Em Évora, o Hospital do Espírito Santo (HESE) já activou o plano de contingência para ondas de calor, apesar de não ter registado, até já, um aumento do afluxo às urgências.

Foram também reforçadas as equipas de enfermagem na urgência geral e na pediátrica, como refere a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes, citada pela agência Lusa.

A mesma responsável nota que também há reforço noutros serviços, “desde a área da farmácia aos serviços de aprovisionamento”, devido à possível “necessidade de mais medicamentos”, mas também nos profissionais, como “assistentes sociais, psicólogos e médicos”.

“Estamos em prevenção e alerta total no hospital [perante] o evoluir da situação” meteorológica, porque, nas presentes condições, podem existir alterações, nos próximos dois ou três dias, que levem a “um afluxo às urgências diferente” do actual, acrescenta Maria Filomena Mendes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …