Terapia genética restaurou visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos.

Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite a visão. Quando os fotorrecetores são ativados pela luz enviam um sinal químico para outros neurónios da retina, incluindo para as células bipolares, que por sua vez enviam um sinal para o nervo ótico e para o cérebro que faz o processamento da informação.

Contudo, os fotorreceptores são muitas vezes danificados por doenças oculares, como é o caso da degeneração macular relacionada com os avanços da idade, refere o New Atlas.

De acordo com o novo estudo publicado na Nature Gene Therapy em outubro, os especialistas tentaram restaurar as células fotorrecetoras e ativar as células bipolares. Para isso os investigadores usaram um gene chamado MCO1, que dotou de proteínas opsinas as células fotorrecetoras e as bipolares.

Samarendra Mohanty, autora do estudo, realça que “a beleza deste método é a sua simplicidade”, explicando que o processo é rápido: “as células bipolares estão a jusante dos fotorreceptores, portanto, quando o gene da opsina MCO1 é adicionado às células bipolares numa retina com fotorreceptores que não funcionam, a sensibilidade à luz é restaurada”.

O novo tratamento envolve uma injeção única de opsinas MCO1. A equipa testou a técnica em ratos com degeneração na retina, o que fez com que alguns deles não tivessem nenhuma perceção de luz. Contudo, os ratos tratados pareceram recuperar a sensibilidade à luz e a função retiniana, pois tiveram um desempenho significativamente mais rápido em testes visuais, como passear em labirintos ou reagir a mudanças de movimentos.

Os níveis de MCO1 nas células bipolares pareceram permanecer altos até seis meses após a injeção, mas de acordo com o que é esclarecido no estudo, a terapia não teve efeitos negativos, pois os exames de sangue não indicaram nenhum sinal de infeção secundária.

Embora os resultados sejam promissores, a equipa diz que ainda não está claro como é que a visão restaurada pode ser comparada à visão normal – embora que mesmo que a recuperação da visão não seja muito elevada, ver um pouco é sempre melhor do que não ver nada.

Para descobrir o funcionamento deste método de forma mais eficaz, a Nanoscope quer iniciar testes clínicos em pacientes com doenças graves na retina. Estes testes deverão realizar-se nos Estados Unidos.

Subrata Batabyal, principal autora do estudo, sublinha que “um estudo clínico em pessoas vai ajudar a equipa a entender como é que a sinalização através de células bipolares afeta a qualidade da visão”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …