Terapia genética restaurou visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos.

Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite a visão. Quando os fotorrecetores são ativados pela luz enviam um sinal químico para outros neurónios da retina, incluindo para as células bipolares, que por sua vez enviam um sinal para o nervo ótico e para o cérebro que faz o processamento da informação.

Contudo, os fotorreceptores são muitas vezes danificados por doenças oculares, como é o caso da degeneração macular relacionada com os avanços da idade, refere o New Atlas.

De acordo com o novo estudo publicado na Nature Gene Therapy em outubro, os especialistas tentaram restaurar as células fotorrecetoras e ativar as células bipolares. Para isso os investigadores usaram um gene chamado MCO1, que dotou de proteínas opsinas as células fotorrecetoras e as bipolares.

Samarendra Mohanty, autora do estudo, realça que “a beleza deste método é a sua simplicidade”, explicando que o processo é rápido: “as células bipolares estão a jusante dos fotorreceptores, portanto, quando o gene da opsina MCO1 é adicionado às células bipolares numa retina com fotorreceptores que não funcionam, a sensibilidade à luz é restaurada”.

O novo tratamento envolve uma injeção única de opsinas MCO1. A equipa testou a técnica em ratos com degeneração na retina, o que fez com que alguns deles não tivessem nenhuma perceção de luz. Contudo, os ratos tratados pareceram recuperar a sensibilidade à luz e a função retiniana, pois tiveram um desempenho significativamente mais rápido em testes visuais, como passear em labirintos ou reagir a mudanças de movimentos.

Os níveis de MCO1 nas células bipolares pareceram permanecer altos até seis meses após a injeção, mas de acordo com o que é esclarecido no estudo, a terapia não teve efeitos negativos, pois os exames de sangue não indicaram nenhum sinal de infeção secundária.

Embora os resultados sejam promissores, a equipa diz que ainda não está claro como é que a visão restaurada pode ser comparada à visão normal – embora que mesmo que a recuperação da visão não seja muito elevada, ver um pouco é sempre melhor do que não ver nada.

Para descobrir o funcionamento deste método de forma mais eficaz, a Nanoscope quer iniciar testes clínicos em pacientes com doenças graves na retina. Estes testes deverão realizar-se nos Estados Unidos.

Subrata Batabyal, principal autora do estudo, sublinha que “um estudo clínico em pessoas vai ajudar a equipa a entender como é que a sinalização através de células bipolares afeta a qualidade da visão”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …