Mais do que o melhor amigo do homem. Cães ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Ter um cão como animal de companhia contribui para o bom funcionamento das artérias, veias e vasos sanguíneos, pelo que é benefício para a saúde cardiovascular. Quem o diz são os autores de um estudo publicado na revista médica mensal Mayo Clinic Proceedings.

“As pessoas que têm animais de estimação, especialmente cães, asseguravam praticar mais exercício físico, seguir uma dieta melhor e apresentavam níveis de açúcar no sangue adequados”, explicou ao El Mundo Andrea Maugeri, do Centro Internacional de Investigação Clínica (CICR), parte do Hospital da Faculdade de St. Anne, na República Checa, citado pelo Diário de Notícias no sábado.

Para a investigação, a equipa reuniu dados socioeconómicos e informações de saúde de 1769 pessoas, sem histórico de doença, que habitam em Bruno, na República Checa. O objetivo é acompanhar os seus registos médicos a cada cinco anos até 2030 para constatar a associação entre ter um cão e os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Numa primeira fase, as pessoas foram classificadas de acordo com o seu comportamento, estilo de vida e fatores de risco descritos pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), nomeadamente índice de massa corporal, dieta, atividade física, hábitos de tabagismo, tensão arterial, níveis de glicose no sangue e colesterol.

Os níveis de saúde cardiovascular de quem não tinha animais de estimação foram também comparados com aqueles que possuem animais.

Por agora, o estudo demonstrou “uma associação entre a posse do cão e a saúde do coração, o que está em linha com a declaração científica de 2013 da AHA sobre os benefícios de ter um cão em termos de atividade física, compromisso e redução do risco de doenças cardiovasculares”.

O El Mundo lembrou que várias investigações têm demonstrado que dividir casa com animais de estimação está associado a melhores níveis de tensão arterial, colesterol e menor incidência de obesidade. No entanto, a AHA frisou sempre que não está definida uma relação de causa e efeito.

Em declarações ao mesmo jornal, Alfonso Valle, da direção da Sociedade Espanhola de Cardiologia, disse que “a chave para a saúde cardiovascular é o exercício físico, seja a andar de bicicleta, a correr ou a levar o cão a passear”.

No ano passado, o Diário de Notícias já tinha noticiado um estudo feito por investigadores portugueses, cujos resultados foram publicados no Journal of Psychiatric Research, concluiu que a adoção de animais pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …

Reino Unido deixa cair pontes aéreas e prepara levantamento da quarentena para dezenas de países

O Reino Unido vai deixar cair o plano para a criação de pontes aéreas e prepara-se para substituir a medida pela isenção de quarentena para dezenas de países. Dezenas de países vão ficar isentos de restrições …

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …