Mais do que o melhor amigo do homem. Cães ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Ter um cão como animal de companhia contribui para o bom funcionamento das artérias, veias e vasos sanguíneos, pelo que é benefício para a saúde cardiovascular. Quem o diz são os autores de um estudo publicado na revista médica mensal Mayo Clinic Proceedings.

“As pessoas que têm animais de estimação, especialmente cães, asseguravam praticar mais exercício físico, seguir uma dieta melhor e apresentavam níveis de açúcar no sangue adequados”, explicou ao El Mundo Andrea Maugeri, do Centro Internacional de Investigação Clínica (CICR), parte do Hospital da Faculdade de St. Anne, na República Checa, citado pelo Diário de Notícias no sábado.

Para a investigação, a equipa reuniu dados socioeconómicos e informações de saúde de 1769 pessoas, sem histórico de doença, que habitam em Bruno, na República Checa. O objetivo é acompanhar os seus registos médicos a cada cinco anos até 2030 para constatar a associação entre ter um cão e os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Numa primeira fase, as pessoas foram classificadas de acordo com o seu comportamento, estilo de vida e fatores de risco descritos pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), nomeadamente índice de massa corporal, dieta, atividade física, hábitos de tabagismo, tensão arterial, níveis de glicose no sangue e colesterol.

Os níveis de saúde cardiovascular de quem não tinha animais de estimação foram também comparados com aqueles que possuem animais.

Por agora, o estudo demonstrou “uma associação entre a posse do cão e a saúde do coração, o que está em linha com a declaração científica de 2013 da AHA sobre os benefícios de ter um cão em termos de atividade física, compromisso e redução do risco de doenças cardiovasculares”.

O El Mundo lembrou que várias investigações têm demonstrado que dividir casa com animais de estimação está associado a melhores níveis de tensão arterial, colesterol e menor incidência de obesidade. No entanto, a AHA frisou sempre que não está definida uma relação de causa e efeito.

Em declarações ao mesmo jornal, Alfonso Valle, da direção da Sociedade Espanhola de Cardiologia, disse que “a chave para a saúde cardiovascular é o exercício físico, seja a andar de bicicleta, a correr ou a levar o cão a passear”.

No ano passado, o Diário de Notícias já tinha noticiado um estudo feito por investigadores portugueses, cujos resultados foram publicados no Journal of Psychiatric Research, concluiu que a adoção de animais pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …