Mais do que o melhor amigo do homem. Cães ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Ter um cão como animal de companhia contribui para o bom funcionamento das artérias, veias e vasos sanguíneos, pelo que é benefício para a saúde cardiovascular. Quem o diz são os autores de um estudo publicado na revista médica mensal Mayo Clinic Proceedings.

“As pessoas que têm animais de estimação, especialmente cães, asseguravam praticar mais exercício físico, seguir uma dieta melhor e apresentavam níveis de açúcar no sangue adequados”, explicou ao El Mundo Andrea Maugeri, do Centro Internacional de Investigação Clínica (CICR), parte do Hospital da Faculdade de St. Anne, na República Checa, citado pelo Diário de Notícias no sábado.

Para a investigação, a equipa reuniu dados socioeconómicos e informações de saúde de 1769 pessoas, sem histórico de doença, que habitam em Bruno, na República Checa. O objetivo é acompanhar os seus registos médicos a cada cinco anos até 2030 para constatar a associação entre ter um cão e os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Numa primeira fase, as pessoas foram classificadas de acordo com o seu comportamento, estilo de vida e fatores de risco descritos pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), nomeadamente índice de massa corporal, dieta, atividade física, hábitos de tabagismo, tensão arterial, níveis de glicose no sangue e colesterol.

Os níveis de saúde cardiovascular de quem não tinha animais de estimação foram também comparados com aqueles que possuem animais.

Por agora, o estudo demonstrou “uma associação entre a posse do cão e a saúde do coração, o que está em linha com a declaração científica de 2013 da AHA sobre os benefícios de ter um cão em termos de atividade física, compromisso e redução do risco de doenças cardiovasculares”.

O El Mundo lembrou que várias investigações têm demonstrado que dividir casa com animais de estimação está associado a melhores níveis de tensão arterial, colesterol e menor incidência de obesidade. No entanto, a AHA frisou sempre que não está definida uma relação de causa e efeito.

Em declarações ao mesmo jornal, Alfonso Valle, da direção da Sociedade Espanhola de Cardiologia, disse que “a chave para a saúde cardiovascular é o exercício físico, seja a andar de bicicleta, a correr ou a levar o cão a passear”.

No ano passado, o Diário de Notícias já tinha noticiado um estudo feito por investigadores portugueses, cujos resultados foram publicados no Journal of Psychiatric Research, concluiu que a adoção de animais pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …