Templo com 2200 anos descoberto por acaso no Egito

(dr) Egypt Ministry of Antiquities

Trabalhadores da construção civil encontraram por acaso em Tama, no Egipto, um templo com 2200 anos, da época do Rei Ptolomeu IV.

De acordo com o Live Science, a descoberta aconteceu quando trabalhadores da construção civil (que procuravam linhas de esgoto) na cidade de Tama, no Egipto, descobriram por acaso um templo com 2200 anos, da época do Rei Ptolomeu IV.

Os arqueólogos que estão agora no terreno já encontraram duas paredes e o canto sudoeste do templo, decorado com esculturas do deus egípcio Hapi, o deus da fertilidade e das inundações anuais do rio Nilo.

As esculturas em questão mostram Hapi a carregar oferendas cercado por pássaros e outros animais. Fragmentos de texto também mencionam Ptolomeu IV, o quarto faraó da dinastia ptolemaica do Egipto.

Os ptolomeus eram gregos macedónios que governaram o país a partir de 305 A.C. até 30 A.C., muitas vezes assumindo os símbolos reais e religiosos de antigos governantes egípcios. A famosa Cleópatra, por exemplo, foi o último dos ptolomeus.

Ptolomeu IV governou o Egipto entre 221 A.C. a 204 A.C e não foi bem-sucedido, uma vez que estava mais interessado em festejar a vida e a fingir que era um artista do que em dirigir um reino.

Durante o seu reinado, o Egipto evitou por pouco perder o seu território da Celessíria (a região que agora abrange partes do Líbano e da Síria) para o seu rival, o Império Selêucida.

Pouco depois desta crise, o povo começou a revoltar-se contra a sua gestão do reino, criando instabilidade e confrontos mortais que marcaram os seus últimos cinco anos no trono.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …