/

Tempestade de areia “apocalíptica” transformou o dia em noite na Austrália

(dr) Michael Moodie / Twitter

Uma tempestade de areia cobriu os céus da cidade de Mildura, a noroeste de Victoria, na Austrália, durante a tarde desta terça-feira.

O fenómeno que um habitante descreveu ao The Guardian como “a pior tempestade de areia dos últimos quarenta anos”, foi registado pela lente de muitos habitantes e turistas e partilhado nas redes sociais, com vários internautas a descreverem aquilo que parecia ser, em primeiro lugar, nevoeiro e depois fumo de um incêndio.

Com rajadas de vento que rondaram os 63 quilómetros por hora, a tempestade escureceu rapidamente o céu daquela cidade, com várias testemunhas a relatarem um cenário “apocalíptico” que assustou os habitantes locais. Os ventos ciclónicos abanaram várias árvores e algumas estruturas mais modestas.

Segundo o Departamento de Meteorologia, o fenómeno ocorreu por volta das 17h00 locais (8h00 em Lisboa) na direção do aeroporto de Mildura, obrigando à suspensão de voos.

“Estava a conduzir na direção da cidade de Red Cliffs quando reparo que o céu mudou de cor e começaram a sentir-se fortes rajadas de vento. Foi um quadro muito apocalíptico e assustador – a escuridão e o vento”, explicou à ABC News Lisa Guarnaccia, uma habitante da cidade.

Durante 15 minutos, o céu azul virou cinzento e mais tarde ganhou tons laranja, numa combinação de areia e lama que reduziu a visibilidade de transeuntes e condutores, que tiveram que conduzir com precaução. No total, o fenómeno durou cerca de 20 minutos.

Já na manhã desta quarta-feira, o proprietário de um stand de automóveis da cidade informou que tem todos os seus funcionários a limpar carros que “ficaram cobertos com uma camada espessa de areia, cor de chocolate”.

O fenómeno não é inédito na região, mas é incomum dada a época do ano. “Estas tempestades são mais vulgares nos períodos mais secos do ano, no verão por exemplo”, explicou ao jornal britânico o meteorologista Richard Carlyon.

As previsões apontam para uma frente fria que deverá atravessar esta terça-feira o estado australiano de Victoria, podendo o vento alcançar mais de 90 quilómetros por hora em cidades como Mildura, Walpeup ou Robinvale.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.