As temperaturas de verão vão regressar no fim de semana com os termómetros a rodar os 30ºC depois de dois dias em que as mínimas e as máximas desceram.
Hoje e sexta-feira no território continental as temperaturas máximas descem no interior, assistindo-se também a uma intensificação do vento no litoral oeste, de acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada.
“Hoje assistimos a uma pequena descida das temperaturas máximas no interior. Amanhã, não há variação. No sábado, já sobem ligeiramente até segunda-feira, dia em que podem variar entre os 30 e 35 graus com exceção da faixa costeira ocidental a norte do cabo Raso”, disse Maria João Frada em declarações à agência Lusa.
Na manhã do dia de São João, o céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com muita nebulosidade baixa no litoral oeste até ao final da manhã, e eventualmente neblina e nevoeiro em alguns locais.
Segundo Maria João Frada, poderão igualmente ocorrer períodos de chuva fraca até ao início da manhã de segunda-feira no litoral a norte do cabo Raso.
A meteorologista avança ainda para a intensificação do vento no litoral oeste, alertando que quem vai fazer praia vai ter “muito vento, tanto no sábado, como no domingo“, diminuindo este de intensidade a partir de segunda-feira.
No entanto, a região do Algarve contraria a descida das temperaturas que se faz sentir entre hoje e sexta-feira, com temperaturas máximas na ordem dos 32/33 graus, sendo que, na segunda-feira, enquanto no resto do continente sobem as máximas, na região algarvia descem.
Na generalidade do território até domingo os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 25 e 28ºC, com exceção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas máximas tendem a variar entre 22 e 25ºC, e do Algarve e interior do Alentejo, onde poderão atingir valores de 31/32.
Já as temperaturas mínimas vão variar aproximadamente entre 13 e 16ºC, com exceção do sotavento algarvio, onde poderão atingir valores da ordem de 20ºC. A partir de domingo prevê-se uma ligeira subida dos valores da temperatura, quer mínima quer máxima.
/Lusa