Sim, pode estar a temperar a sua comida com microplásticos

Com o consumo de dez gramas de sal por dia, um adulto pode ingerir, aproximadamente, dois mil pedaços de microplásticos por ano, refere um estudo recente.

O problema da poluição, normalmente no que diz respeito ao plástico, parece ser um problema ambiental que nos passa completamente ao lado, mas não é bem assim. Uma investigação recente sugere que poderemos estar a polvilhar microplásticos nos nossos cozinha. E agora, já parece um problema menos distante?

Uma investigação recente, liderada por um cientista sul coreano, Kim Seung-Kyu, e especialistas da Greenpeace da delegação do sudoeste asiático, testou 39 marcas diferentes de sal provenientes de várias partes do mundo, tendo identificado a presença de microplásticos em 36, isto é, em 92%.

Em comunicado, Mikyoung Kim, uma militante para a associação Greenpeace na delegação do sudoeste asiático, afirmou que “estudos recentes detetaram a presença avassaladora de plástico nos peixes, natureza marinha e até na água da torneira, e agora no sal”.

“É óbvio que não há escapatória possível da crise de plástico que está a assolar o planeta, sobretudo porque o problema continua a proliferar e a prosperar nos cursos de água e nos oceanos”, continuou o responsável.

Segundo o estudo, a quantidade de plástico presente no sal varia de marca para marca. Três delas não tinham qualquer vestígio da substância; algumas apresentavam “só” 28 pedaços de microplástico por quilograma de sal enquanto que as piores marcas tinham até 13 mil partículas de microplástico por quilograma de sal.

A maior concentração de plástico foi encontrada no sal marinho, em comparação ao dos lagos ou sal grosso: Por sua vez, os níveis mais elevados foram encontrados em marcas asiáticas. A Indonésia, por exemplo, registou a maior concentração de microplásticos.

Com base nos dados apurados, os especialistas estimam que, em média, um indivíduo adulto consuma dois mil pedaços de microplástico por ano, somente através do sal.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …