Novo telhado de Notre-Dame pode vir a fornecer energia e alimento à cidade de Paris

Christophe Petit Tesson / EPA

A Catedral de Notre Dame pode vir a ter um telhado que armazene energia solar capaz de fornecer energia aos edifícios mais próximos. O conceito, criado pela Vincent Callebaut Architectures, prevê um telhado construído com painéis de vidro em forma de diamante e vigas de madeira laminadas.

O projeto é inspirado, de acordo com a revista especializada em arquitetura Dezeen, na Catedral de St. Patrick, em Manhattan, que venceu o prémio do Instituto Americano de Arquitetos pela sua reforma sustentável.

A ideia da empresa de arquitetura especializada em projetos ambientalistas é que os painéis armazenem a energia solar em células de combustível de hidrogénio – e quanto mais energia acumularem, mais poderão canalizar para os edifícios nas imediações.

Para além da capacidade de gerar energia, o telhado também teria um jardim, onde se iria plantar fruta e vegetais para alimentar os habitantes mais carenciados e sem-abrigo da cidade de Paris. O objetivo seria produzir 21 toneladas de fruta e vegetais por ano.

Um dos problemas que tem sido levantado a este projeto é que a luz natural que iria entrar através do telhado de vidro iria neutralizar a luz que entra através dos icónicos vitrais.

Este é um dos muitos designs submetidos ao governo francês que criou uma competição internacional para substituir o telhado que ficou destruído no incêndio que consumiu dois terços da capela de Notre Dame.

Durante o incêndio, em poucas horas, grande parte do telhado ficou reduzida a cinzas. O fogo “violento” espalhou-se “muito rapidamente por todo o telhado”, em cerca de mil metros quadrados. O incêndio terá tido início numa secção de andaimes junto ao sótão da catedral. A catedral estava a ser alvo de renovações, estando várias secções sob andaimes para se procederem a trabalhos de restauração.

A Procuradoria de Paris anunciou que os investigadores estão a considerar o incêndio na catedral de Notre-Dame como um acidente, referindo que a polícia vai avançar com uma investigação por “destruição involuntária causada pelo fogo”. O gabinete da procuradoria referiu que excluiu a hipótese de fogo posto ou a possibilidade de um ataque terrorista como causas para o início do incêndio.

O fogo consumiu toda a estrutura do teto e levou, inclusive, à queda do pináculo da catedral.  Do seu espólio, a Coroa de Espinhos, que só raramente é exposta em público, e a túnica de São Luís, ambas relíquias católicas de grande importância, foram recuperadas. De acordo com um jornalista no local, a Rosácea direcionada para norte na catedral – chamada La Rosace-Nord – terá sobrevivido ao incêndio. Porém, as outras três rosáceas explodiram com o calor.

Dezasseis estátuas de bronze, que foram retiradas antes das obras de reabilitação terem tido início, bem como as principais relíquias e mais importantes obras de arte, foram salvas das chamas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Para além da capacidade de gerar energia, o telhado também teria um jardim, onde se iria plantar fruta e vegetais para alimentar os habitantes mais carenciados e sem-abrigo da cidade de Paris. O objetivo seria produzir 21 toneladas de fruta e vegetais por ano.”
    Hahahaaaaa!…
    Tantos milhões de donativos e não houve ninguém que cedesse um terreno para cultivar os tais vegetais/frutas?!
    A familia da Loreal, que ofereceu 200 milhoes para a reconstrução (mas não quer pagar impostos!), não terá um cantinho para o tal cultivo?
    Cultivar 21t no telhado deve ser tão complicado como a própria reconstrução!…

  2. Mais uma estupidez à francesa. Em vez de reconstruir um edifício medieval com a maior fidelidade possível, vão pôr-se com invenções e modernices parolas. Deverá haver melhores maneiras de ajudar os pobres sem desvirtuar um monumento daqueles.

RESPONDER

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis plataforma de streaming desde as oito da manhã. O grupo …

Incêndio em Aljezur no Algarve perto de "pontos sensíveis". Mais 200 operacionais combatem chamas

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde desta sexta-feira numa zona de mato em Monte Clérigo, concelho de Aljezur, no Algarve, está a lavrar com intensidade, “perto de alguns pontos sensíveis”, nomeadamente edificações dispersas, …

"Um Ferrari entre Fiats": Eis Ibrahimovic aos olhos de Ibrahimovic

O internacional sueco Zlatan Ibrahimovic falou esta semana sobre o nível dos seus rivais na principal liga de futebol dos Estados Unidos e do Canadá, a Major League Soccer (MLS), na qual representa o Los …

Grupo "ecoterrorista" revela planos para matar Jair Bolsonaro

Uma reportagem da revista brasileira Veja, publicada esta sexta-feira, revela os planos de um grupo "ecoterrorista" para matar o Presidente brasileiro.  O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, confirmou, esta sexta-feira, que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) …

Novos documentos. Donald Trump terá falado com Michael Cohen para silenciar Stormy Daniels

Documentos legais que acabam de ser divulgados reforçam ideia de que Donald Trump, ao contrário do que garante, participou em contactos com o advogado na altura em que este, durante a campanha presidencial, tratou dos …

Estação espacial chinesa cai hoje na Terra

Uma estação espacial chinesa está prestes a voltar à Terra. Esta sexta-feira, a Tiangong-2 deverá queimar durante uma reentrada controlada na atmosfera terrestre. Com um punhado de detritos, a estação deverá cair no Oceano Pacífico Sul …

Depois de os EUA sancionarem Ancara, Rússia está disponível para vender caças à Turquia

A Rússia anunciou estar disponível para vender a Ancara caças Sukhoi Su-35, aproveitando o crescente fosso entre os Estados Unidos (EUA) e a Turquia. A disponibilidade surgiu um dia depois de o Presidente Donald Trump ter …

Nova Lei de Bases da Saúde aprovada. PPP só na próxima legislatura

A maioria de esquerda aprovou esta quinta-feira uma nova Lei de Bases da Saúde, proposta pelo Governo socialista, em votação final global na Assembleia da República, contemplando o primado da gestão pública. As bancadas de PS, …

Itália. Eleição de Ursula Von der Leyen para a UE ameaça romper Governo

Quase todos os dias os dois chefes aliados, Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e Matteo Salvini, da Liga, atacam-se diretamente. Dentro de uma aliança de contrários, os dois partidos mobilizam as suas …

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …