Televisão estatal russa interrompe discurso de Putin

4

t.d. Kremlin / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Estádio Luzhniki estava cheio para ouvir o presidente da Rússia. Funcionários públicos obrigados a ir ao evento.

Vladimir Putin quis, em plena guerra na Ucrânia, assinalar os oito anos da oficialização da anexação da Crimeia por parte da Rússia.

No dia 18 de Março de 2014, o presidente da Rússia esteve com o líder da Republica da Crimeia, Vladimir Konstantinov , e com Aleksei Chaly, líder da maior cidade local, Sevastopol. Os três assinaram o acordo.

Oito anos depois, em Moscovo, Putin apareceu num Estádio Luzhniki cheio – tem capacidade para mais de 80 mil pessoas nas bancadas e ainda ficaram muitas no exterior. A BBC indica que os funcionários públicos foram obrigados a ir ao estádio. E, nas escolas, tem havido aulas especiais sobre a Crimeia.

Putin aproveitou a data para dizer mais uma vez que a invasão à Ucrânia tem como prioridade proteger os habitantes de Donbass dos “ultranacionalistas e neonazis” ucranianos.

O presidente alega que a Rússia está a evitar um genocídio na Ucrânia: “Eles também não concordaram com este golpe de Estado. Organizaram imediatamente operações militares punitivas contra eles, e não apenas uma. Colocaram-nos sob cerco e sujeitaram-nos a tiros sistemáticos de canhão e ataques aéreos. Isto é o que se chama genocídio – salvar as pessoas do sofrimento deste genocídio é a principal razão, o motivo e o objetivo da operação militar”.

O evento foi uma autêntica festa patriótica, de exaltação da Rússia. Ouviram-se músicas no palco, além das palavras do presidente.

O discurso de Putin estava a ser exibido pela televisão estatal russa, que alegadamente estava a transmitir todo o evento em directo. Mas, de repente, a transmissão do discurso foi interrompida, sendo substituída por parte de um concerto.

Não se sabe bem o que aconteceu mas há dúvidas em relação à transmissão: se realmente era em directo. “Foi um problema técnico”, justificou o assessor Dmitry Peskov.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Existem ja diversos videos a circular que mostra Putin a ser assobiado e vaiado durante o seu discurso.
    Existem tambem dezenas de videos que mostram milhares a sair durante e logo apos o discurso dele e quando lhes foi perguntado o que tinham achado da cerimonia não quiserem dizer, de seguida é lhes perguntado porque saiem mais cedo e quase todos respondem .. que tinham assuntos inadiáveis a tratar ..ahahah
    Essa foi na verdade a falha tecnica de que se fala.

  2. Que nojo de regime e de país a viver na idade média! Que horror de ação praticada contra um país pacífico cujo objetivo é destruir e matar o mais possível!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.