O teletrabalho já existia para os salineiros do Império Maia

1

O teletrabalho já existia para os salineiros Maias. Os produtores de sal do Império Maia tinham um anexo nas suas casas onde trabalhavam o ano inteiro.

A pandemia de covid-19 veio apresentar muitos de nós ao conceito de teletrabalho. Aqueles cujos empregos permitiram, trabalharam a partir do conforto das suas casas, principalmente durante os confinamentos. Em alguns casos, há empresas que até adotaram este modelo já depois do coronavírus começar a dar tréguas.

Embora o teletrabalho possa parecer algo dos nossos tempos, a verdade é que já existia algo parecido há mais tempo do que alguma vez poderíamos pensar. Que o digam os produtores de sal do antigo Império Maia, que trabalhavam no mesmo sítio em que viviam.

A conclusão surge uma investigação no sul do Belize, em que uma equipa de arqueólogos descobriu restos estruturais que indicam que antigos trabalhadores Maias produziam sal em cozinhas anexadas às suas casas.

Desta forma, explica a Smithsonian Magazine, os salineiros do Império Maia podiam produzir sal durante o ano inteiro. Isto resultava num excedente que depois comercializavam com cidades do interior.

Os investigadores fizeram estas descobertas em Ta’ab Nuk Na, o maior antigo local de trabalho de sal maia dentro do Parque Nacional Paynes Creek. Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista científica Antiquity.

Para saberem mais sobre as pessoas que moravam lá, a equipa mapeou os restos das antigas estruturas que agora estão submersas numa lagoa costeira. No processo, descobriram centenas de postes de madeira que antes sustentavam as paredes dos edifícios maias.

Os arqueólogos usaram bandeiras para mapear a localização dos postes de madeira submersos. Para quem olha de fora, a visão é curiosa.

Heather McKillop / Louisiana State University

Mas o que é que isto tem a ver com o teletrabalho dos Maias? Através do mapeamento, os arqueólogos conseguiram extrapolar como é que os Maias usavam cada edifício, bem como a forma como viviam e trabalhavam. Os arqueólogos acreditam que os postes separavam três cozinhas de sal e vários edifícios residenciais.

Os especialistas suspeitam que as famílias Maias trabalhavam nas suas próprias casas, produzindo sal, cozinhando, fiando algodão, moendo milho, entre outros trabalhos.

Os salineiros de Ta’ab Nuk Na poderiam ter produzido mais de uma tonelada de sal por semana. Juntamente com outras salinas próximas, os cientistas estimam que os moradores poderiam ter criado sal suficiente para 24 mil pessoas.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Queres ver que descobriram que os Maias usavam telemóveis e computadores, ou mesmo telefones?
    Teletrabalho é atividade profissional exercida à distância, fora do espaço físico da empresa empregadora (geralmente no domicílio), através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação (internet, e-mail, telefone, etc.), algo que de certeza não existia na comunidade retratada na peça.
    Alterar, só porque nos apetece ou por conveniência, o significado das palavras, é um atentado à inteligência das pessoas e também um perigo para as sociedades.
    Numa peça onde se quer mostrar uma descoberta cientifica ou, neste caso, histórica, devemos pautar pelo rigor não pelo desleixo linguístico mais característico de outro tipo de textos.
    Vale tudo para chamar à atenção?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.