Telemóveis e tablets prejudicam sono a crianças

Thanasis Zovoilis / Flickr

-

Quando é que foi a última vez que teve uma fantástica noite de sono? Provavelmente já quase que não se recordará da sensação. Imagine agora como será crescer nestas condições.

Os culpados já são nossos conhecidos: telemóveis e tablets, mais do que a própria televisão, são prejudiciais ao sono das crianças.

Um estudo publicado recentemente na revista Pediatrics dá conta deste impacto negativo na qualidade do sono dos mais pequenos.

As crianças que têm telemóveis ou tablets no quarto dormem, em média, menos 21 minutos por noite e têm maior propensão para sofrerem de insónias.

Se achava que o telemóvel ou o tablet seriam menos prejudiciais que a televisão, talvez seja hora de reconsiderar.

A diferença pode não ser abismal, mas é ainda assim inferior aos pequenos ecrãs: as crianças que vêem televisão no seu quarto antes de irem dormir perdem, em média, 18 minutos de sono todas as noites.

O estudo teve em conta os hábitos de 2 mil crianças em idade escolar, e embora não sirva para concluir com toda a certeza que telemóveis e tablets sejam capazes de nos roubar o merecido descanso, encontrou indícios suficientes para associar a sua utilização a perturbações de sono, ou até mesmo a sono insuficiente.

Antes que desate a queimar todos os dispositivos electrónicos que tem à sua volta, é de notar que os culpados não serão necessariamente ps aparelhos, mas a falta de disciplina dos seus utilizadores. Se já um adulto não consegue evitar ‘descolar-se’ do seu telemóvel, imagine agora a dificuldade que esta tarefa representa para uma criança.

O truque para evitar esta quebra negativa está em não utilizar estes aparelhos no quarto antes de dormir.

Mas é mais fácil falar do que fazer, certo?

Lauro Lopes, telemoveis.com

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …