Telemedicina espacial. Braço robótico faz ecografias à distância em tempos de pandemia

Os radiologistas estão a acompanhar remotamente as condições de saúde e a gravidez de muitos pacientes e grávidas, graças a uma tecnologia robótica desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Se a pandemia de covid-19 trouxe pontos positivos, um deles é o incremento da telemedicina. Em tempos de isolamento social, os profissionais de saúde necessitam de lidar com a distância na hora de realizar uma consulta, mas a dificuldade aumenta quando se trata de especialistas.

Há radiologistas, por exemplo, que acompanham grávidas e outros pacientes de forma remota a partir de uma tecnologia robótica desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA).

O sistema Melody opera, atualmente, em hospitais distantes de centros urbanos, casas de repouso e prisões, na Europa e no Canadá. Além de monitorizar pacientes com problemas cardíacos, abdominais ou de trato urinário, é uma alternativa viável para as radiografias ao tórax, que diagnosticam pneumonia em pacientes infetados com o novo coronavírus.

Para serem atendidos de forma remota por um especialista, os pacientes têm de se deslocar a um centro de saúde local, onde um profissional, mesmo sem treino específico para realizar ecografias, posiciona um braço robótico na região que deve ser analisada.

Depois, um radiologista – mesmo a quilómetros de distância – manipula uma espécie de joystick e controla o braço robótico. Durante o diagnóstico, o especialista pode também alterar as configurações de modo a obter as melhores imagens possíveis da região.

De acordo com o CanalTech, a imagem da ecografia é exibida em tempo real e um sistema de videoconferência conecta o paciente com o profissional de saúde.

Eric Lefebvre, fundador da empresa francesa AdEchoTech que desenvolveu o sistema Melody, defende que, numa altura em que o mundo se vê a braços com uma pandemia, esta alternativa pode ajudar a proteger doentes isolados, mantendo-os afastados dos riscos de contaminação.

Esta tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de ser utilizada no Espaço. “A ESA atua há mais de 20 anos no campo da telemedicina e apoiou o desenvolvimento deste conceito de telecografia desde a fase inicial até às demonstrações num ambiente da vida real”, adiantou Arnaud Runge, engenheiro médico que supervisionou o projeto.

O sistema já foi licenciado pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, possui Marcação CE e foi também aprovado para uso pela Health Canada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …