Senador Ted Cruz propõe que seja El Chapo a pagar o muro de Trump

4

John Pemble / iprimages / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

O senador republicano Ted Cruz avança com uma nova fonte de financiamento para o muro que Donald Trump quer construir na fronteira com o México. O político eleito pelo Texas sugere que seja o barão da droga “El Chapo” a pagar.

Joaquin “El Chapo” Guzman, o líder do violento cartel de droga de Sinaloa, foi considerado culpado de todos os crimes de que estava acusado. O traficante espera agora para conhecer a sentença a que vai ser condenado, sendo previsível que apanhe uma pena de prisão perpétua.

Entretanto, as autoridades norte-americanas querem confiscar a fortuna que “El Chapo” amealhou e que está avaliada em 14 mil milhões de dólares. Ora, Ted Cruz Cruz propõe que essa fortuna seja usada para garantir a segurança das fronteiras dos EUA.

“Os Procuradores dos EUA estão a pedir 14 mil milhões de dólares em lucros de drogas e outros bens de “El Chapo” que deviam ir para o financiamento do nosso muro para proteger a fronteira”, escreve o senador no seu perfil do Twitter.

Esta proposta surge no âmbito de uma medida que Ted Cruz começou por anunciar em 2017 – a “Ensuring Lawful Collection of Hidden Assets to Provide Order Act” que, basicamente, determina que “lucros obtidos ilegalmente resultando de qualquer empresa criminosa de tráfico de drogas” devem ser utilizados para medidas de “segurança das fronteiras”.

“Ao alavancar qualquer património criminalmente confiscado de “El Chapo” e de outros barões de droga assassinos, podemos compensar o custo de garantir a segurança da nossa fronteira e fazer um progresso significativo no sentido de cumprir as promessas feitas ao povo americano”, referiu o senador na altura da apresentação da proposta, como cita a CNN.

A posição de Ted Cruz surge quando o Congresso dos EUA se prepara para aprovar um acordo elaborado por um grupo de negociadores bi-partidários, com medidas para garantir a segurança das fronteiras, incluindo fundos de 1.375 mil milhões de dólares para financiar cerca de 88 quilómetros do muro prometido por Trump. Um valor que é uma migalha considerando os 5 mil milhões que o presidente dos EUA pedia para a obra.

A aprovação tem que ser obtida até sexta-feira, para evitar um shutdown parcial do Governo, como aponta a CNN.

ZAP //

 

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.