Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema “pioneiro em Portugal” que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema de abastecimento de água.

O projecto-piloto arrancou no início desta semana e o objectivo é reduzir as perdas de água de 16% por ano, diminuindo os prejuízos que isso acarreta que se situam na ordem dos 2,5 milhões de euros, conforme dados avançados pelo Jornal de Notícias e pela TSF.

Até 2024, “a Águas de Gaia quer diminuir de 30 para 18 a percentagem de água não facturada, enquanto no gráfico das perdas de água quer passar dos 16% para os 10%”, salienta o administrador da Águas de Gaia, Miguel Lemos, aquando da apresentação do projecto denominado Água 4.0.

A tecnologia, cuja implementação custou cerca de 20 mil euros, recorre a imagens de satélite para localizar, através de um radar, a existência de cloro, o que indicia a presença de água potável e pode ser um sinal de uma fuga.

O administrador da Águas de Gaia nota que os dados detectados pela aplicação são cruzados com o “sistema de informação geográfica” da empresa municipal para confirmar se estão em causa “piscinas ou fontes de água pública”. Esse cruzamento de dados permite aferir com mais precisão as fugas. “Existe uma margem de erro, mas será inferior a 10%”, destaca Miguel Lemos.

“O satélite já detectou 177 pontos de interesse, que corresponderam a 138 fugas” que “já começaram a ser resolvidas”, salienta o administrador da empresa municipal.

Desenvolvida pela empresa Utilis Corp, a tecnologia está a ser usada em cerca de 40 países desde 2015.

“A ideia surgiu através de um algoritmo criado pelo nosso CTO, Lauren Guy, para encontrar água em Marte. Depois pensou que poderia ser usado também no nosso planeta, então adaptou-o”, explica o representante da Utilis, Vitaly Bernshtein, citado pelo JN.

A Águas de Gaia pretende usar a aplicação “de forma permanente”, como constata Miguel Lemos. “O objectivo é daqui a seis meses fazer uma nova captação de imagens satélite para verificar se os pontos detectados estão resolvidos e encontrar outros que possam existir”, avança o administrador da empresa municipal.

Esta tecnologia vai possibilitar aumentar a eficiência do serviço e a médio-longo prazo, ajustar as tarifas de água, com eventuais ganhos para os consumidores, como admite Miguel Lemos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …