Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema “pioneiro em Portugal” que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema de abastecimento de água.

O projecto-piloto arrancou no início desta semana e o objectivo é reduzir as perdas de água de 16% por ano, diminuindo os prejuízos que isso acarreta que se situam na ordem dos 2,5 milhões de euros, conforme dados avançados pelo Jornal de Notícias e pela TSF.

Até 2024, “a Águas de Gaia quer diminuir de 30 para 18 a percentagem de água não facturada, enquanto no gráfico das perdas de água quer passar dos 16% para os 10%”, salienta o administrador da Águas de Gaia, Miguel Lemos, aquando da apresentação do projecto denominado Água 4.0.

A tecnologia, cuja implementação custou cerca de 20 mil euros, recorre a imagens de satélite para localizar, através de um radar, a existência de cloro, o que indicia a presença de água potável e pode ser um sinal de uma fuga.

O administrador da Águas de Gaia nota que os dados detectados pela aplicação são cruzados com o “sistema de informação geográfica” da empresa municipal para confirmar se estão em causa “piscinas ou fontes de água pública”. Esse cruzamento de dados permite aferir com mais precisão as fugas. “Existe uma margem de erro, mas será inferior a 10%”, destaca Miguel Lemos.

“O satélite já detectou 177 pontos de interesse, que corresponderam a 138 fugas” que “já começaram a ser resolvidas”, salienta o administrador da empresa municipal.

Desenvolvida pela empresa Utilis Corp, a tecnologia está a ser usada em cerca de 40 países desde 2015.

“A ideia surgiu através de um algoritmo criado pelo nosso CTO, Lauren Guy, para encontrar água em Marte. Depois pensou que poderia ser usado também no nosso planeta, então adaptou-o”, explica o representante da Utilis, Vitaly Bernshtein, citado pelo JN.

A Águas de Gaia pretende usar a aplicação “de forma permanente”, como constata Miguel Lemos. “O objectivo é daqui a seis meses fazer uma nova captação de imagens satélite para verificar se os pontos detectados estão resolvidos e encontrar outros que possam existir”, avança o administrador da empresa municipal.

Esta tecnologia vai possibilitar aumentar a eficiência do serviço e a médio-longo prazo, ajustar as tarifas de água, com eventuais ganhos para os consumidores, como admite Miguel Lemos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …