TDT vai mudar de frequência (outra vez)

Kevin H. / Flickr

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou televisores.

A mudança é determinada pela necessidade de libertar o espectro dos 700 MHz para a implementação da quinta geração de Internet móvel (5G) em Portugal. De acordo com a revista Visão, ainda não é claro se esta alteração poderá ter repercussões na cobertura da TDT e na qualidade do serviço prestado.

A migração começou a ser feita a 27 de novembro, no emissor de Odivelas Centro, num teste-piloto que abrangeu 135 mil residências e áreas comerciais no concelho de Odivelas, e nas freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa, bem como na Encosta do Sol, na Amadora. As alterações dos restantes emissores que compõem a rede TDT estão previstas para o início do próximo ano, iniciando-se de sul para norte e terminando nas Regiões Autónomas.

Os televisores mais modernos, em que o cabo da antena liga diretamente ao aparelho, podem ser sintonizados no menu, usando a funcionalidade “sintonia automática”. Para equipamentos mais antigos, que ainda tenham um recetor externo – uma box -, o processo automático pode ser feito no menu deste aparelho, com o comando do recetor.

Esta mudança, segundo a Anacom, não implica substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador, e que não será necessária a subscrição de serviços de televisão paga.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) também deixou um alerta, uma vez costuma haver sempre um aumento de burlas nestas fases de mudança, sobretudo junto dos mais idosos e mais isolados.

A PSP pediu aos portugueses que não comprem equipamentos ou serviços de televisão paga com o argumento de que isso é necessário face à mudança de frequências da TDT. “Isso é fraudulento, pois não é preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga”, avisa a PSP.

Bom dia, vê televisão gratuita através de TDT?A rede de emissores da TDT tem novas frequências e basta voltar a…

Publicado por Polícia Segurança Pública em Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

De acordo com o regulador, embora não existam números oficiais de quantas pessoas utilizam o TDT, os inquéritos realizados apontam para os 13% a 14% da população a aceder ao serviço gratuito de televisão. Os números não abrangem segundas habitações nem segundos ou terceiros televisores em casa. Nesse caso, a percentagem sobe para 23%, segundo os cálculos da Anacom.

Para qualquer dúvida, a Anacom disponibilizou o número de telefone gratuito 800 102 002 e prometeu colocar no terreno equipas para apoiar na sintonização dos aparelhos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …