TDT vai mudar de frequência (outra vez)

Kevin H. / Flickr

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou televisores.

A mudança é determinada pela necessidade de libertar o espectro dos 700 MHz para a implementação da quinta geração de Internet móvel (5G) em Portugal. De acordo com a revista Visão, ainda não é claro se esta alteração poderá ter repercussões na cobertura da TDT e na qualidade do serviço prestado.

A migração começou a ser feita a 27 de novembro, no emissor de Odivelas Centro, num teste-piloto que abrangeu 135 mil residências e áreas comerciais no concelho de Odivelas, e nas freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa, bem como na Encosta do Sol, na Amadora. As alterações dos restantes emissores que compõem a rede TDT estão previstas para o início do próximo ano, iniciando-se de sul para norte e terminando nas Regiões Autónomas.



Os televisores mais modernos, em que o cabo da antena liga diretamente ao aparelho, podem ser sintonizados no menu, usando a funcionalidade “sintonia automática”. Para equipamentos mais antigos, que ainda tenham um recetor externo – uma box -, o processo automático pode ser feito no menu deste aparelho, com o comando do recetor.

Esta mudança, segundo a Anacom, não implica substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador, e que não será necessária a subscrição de serviços de televisão paga.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) também deixou um alerta, uma vez costuma haver sempre um aumento de burlas nestas fases de mudança, sobretudo junto dos mais idosos e mais isolados.

A PSP pediu aos portugueses que não comprem equipamentos ou serviços de televisão paga com o argumento de que isso é necessário face à mudança de frequências da TDT. “Isso é fraudulento, pois não é preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga”, avisa a PSP.

Bom dia, vê televisão gratuita através de TDT?A rede de emissores da TDT tem novas frequências e basta voltar a…

Publicado por Polícia Segurança Pública em Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

De acordo com o regulador, embora não existam números oficiais de quantas pessoas utilizam o TDT, os inquéritos realizados apontam para os 13% a 14% da população a aceder ao serviço gratuito de televisão. Os números não abrangem segundas habitações nem segundos ou terceiros televisores em casa. Nesse caso, a percentagem sobe para 23%, segundo os cálculos da Anacom.

Para qualquer dúvida, a Anacom disponibilizou o número de telefone gratuito 800 102 002 e prometeu colocar no terreno equipas para apoiar na sintonização dos aparelhos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …