TDT vai mudar de frequência (outra vez)

Kevin H. / Flickr

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou televisores.

A mudança é determinada pela necessidade de libertar o espectro dos 700 MHz para a implementação da quinta geração de Internet móvel (5G) em Portugal. De acordo com a revista Visão, ainda não é claro se esta alteração poderá ter repercussões na cobertura da TDT e na qualidade do serviço prestado.

A migração começou a ser feita a 27 de novembro, no emissor de Odivelas Centro, num teste-piloto que abrangeu 135 mil residências e áreas comerciais no concelho de Odivelas, e nas freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa, bem como na Encosta do Sol, na Amadora. As alterações dos restantes emissores que compõem a rede TDT estão previstas para o início do próximo ano, iniciando-se de sul para norte e terminando nas Regiões Autónomas.

Os televisores mais modernos, em que o cabo da antena liga diretamente ao aparelho, podem ser sintonizados no menu, usando a funcionalidade “sintonia automática”. Para equipamentos mais antigos, que ainda tenham um recetor externo – uma box -, o processo automático pode ser feito no menu deste aparelho, com o comando do recetor.

Esta mudança, segundo a Anacom, não implica substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador, e que não será necessária a subscrição de serviços de televisão paga.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) também deixou um alerta, uma vez costuma haver sempre um aumento de burlas nestas fases de mudança, sobretudo junto dos mais idosos e mais isolados.

A PSP pediu aos portugueses que não comprem equipamentos ou serviços de televisão paga com o argumento de que isso é necessário face à mudança de frequências da TDT. “Isso é fraudulento, pois não é preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga”, avisa a PSP.

Bom dia, vê televisão gratuita através de TDT?A rede de emissores da TDT tem novas frequências e basta voltar a…

Publicado por Polícia Segurança Pública em Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

De acordo com o regulador, embora não existam números oficiais de quantas pessoas utilizam o TDT, os inquéritos realizados apontam para os 13% a 14% da população a aceder ao serviço gratuito de televisão. Os números não abrangem segundas habitações nem segundos ou terceiros televisores em casa. Nesse caso, a percentagem sobe para 23%, segundo os cálculos da Anacom.

Para qualquer dúvida, a Anacom disponibilizou o número de telefone gratuito 800 102 002 e prometeu colocar no terreno equipas para apoiar na sintonização dos aparelhos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …