Tribunal de Contas faz auto-avaliação, passa no exame e até deixa recomendações

European Parliament / Flickr

Vitor Caldeira, presidente do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas (TdC) divulgou, este sábado, que concluiu o seu primeiro processo de auto-avaliação, num “exercício de transparência” que segundo o presidente da instituição servirá de base ao plano de ação para 2020-2022.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do TdC, Vítor Caldeira, destacou a importância dos resultados alcançados no primeiro processo de auto-avaliação na história do tribunal, referindo que resultou num diagnóstico que visa definir o plano de ação 2020-2022 e melhorar o desempenho.

“Este processo visou fazer um diagnóstico atual, que, em última instância, contribua para fazer do tribunal uma instituição ainda mais credível, mais relevante e mais útil para todos os concidadãos”, disse Vítor Caldeira. De acordo com o TdC, o processo foi inscrito no plano trienal 2017-2019 e incidiu sobre o período de janeiro de 2015 ao final de junho de 2017, tendo sido ouvidos funcionários e várias entidades externas.

Entre os principais resultados do processo, o TdC destaca a perceção positiva que os ‘stakeholders’ [pessoas e entidades que se relacionam com a instituição] manifestaram sobre a independência e a qualidade do trabalho que o tribunal desenvolve, a relevância e o rigor da função de fiscalização prévia, dos relatórios de auditoria e das decisões jurisdicionais.

O processo de auto-avaliação evidenciou também “os desafios e oportunidades de melhoria com que o tribunal se depara ao nível do exercício do controlo financeiro e jurisdicional da boa aplicação dos dinheiros públicos, num momento de profunda reforma dos sistemas orçamental e contabilístico das administrações públicas em curso e da recente atribuição ao tribunal da competência para certificar a Conta Geral do Estado”.

Neste contexto, refere ainda o TdC, a atualização e adequação do quadro legal de referência da ação do tribunal à evolução do ambiente externo e às expectativas dos ‘stakeholders’ é uma das oportunidades de melhoria especialmente relevante, a par da reponderação e melhoria do processo de planeamento ou da adequação à nova lógica orçamental, que aponta no sentido do reforço da orçamentação por programas.

Outras áreas que podem ser alvo de melhoria, segundo o tribunal, são as do acompanhamento das políticas públicas e fiscalização da alocação de recursos públicos, tendo por base os objetivos de desenvolvimento sustentável previstos na agenda 2030 das Nações Unidas, e a do regime de responsabilidade financeira, que carece de maior efetividade.

“O tribunal poderá ainda beneficiar de uma maior harmonização dos procedimentos entre as diversas áreas da instituição com investimento acrescido em sistemas de informação adequados”, refere o presidente do Tribunal de Contas.

Os resultados da auto-avaliação baseiam-se na informação recolhida através da análise documental, realização de entrevistas, lançamento e tratamento de inquérito, organização de grupos de discussão e a revisão de dossiês de auditoria e de outras ações de controlo, bem como de processos jurisdicionais e outros selecionados de acordo com o plano da amostra, num total de 381 processos.

O TdC refere, a propósito, que tem vindo a desenvolver algumas reformas, que permitiram superar já alguns dos aspetos identificados como a necessitarem de melhorias, tais como: o novo regulamento do TdC, a definição de uma estratégia para a certificação da Conta Geral do Estado, a elaboração de instruções para a prestação de contas de acordo com os novos referenciais contabilísticos, a revisão da Lei Orgânica do Tribunal, a criação da Carta Ética e a reforma do processo de planeamento estratégico.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …