Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

JABMW14 / Flickr

Taylor Swift

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores.

Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas autoridades para acompanhar os infratores, os artistas também estão a começar a adotar esta tecnologia, mas para acompanhar os perseguidores.

A cantora norte americana Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial, que consegue atingir quase dois mil quilómetros de distância, durante um concerto no estádio Rose Bowl, em Los Angeles, Califórnia, em maio de 2018.

Segundo o Diário de Notícias, o objetivo era evitar a proximidade de Taylor com pessoas identificadas como seus perseguidores.

Os espectadores não sabiam, mas havia uma câmara de reconhecimento facial escondida atrás de uma tela, que tirava fotografias e as transferia para um “posto de comando” em Nashville. De acordo com o Mashable, as imagens foram comparadas com um banco de dados com uma lista conhecida de perseguidores da cantora, que são centenas.

Neste local, as imagens eram então comparadas com os rostos de perseguidores conhecidos de Taylor Swift. No entanto, não são conhecidos os resultados da experiência, ou seja, se foram ou não identificados os perseguidores da cantora.

“Todas as pessoas que passavam ali paravam para olhar e o software começava a funcionar”, explicou Mike Downing da empresa de segurança de espetáculos de entretenimento Oak View Group.

Apesar de ser um uso inteligente desta tecnologia, é também assustador, levantando questões sobre se as imagens podem, de facto, ser armazenadas e usadas no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “um sistema de reconhecimento facial, que consegue atingir quase dois mil quilómetros de distância”. Por acaso não haverá aqui um erro de distância. Isto é estar em Lisboa e reconhecer uma cara em Paris (ou mais loge ainda)! Será que não se querem referir ao centro de deteção, esse sim, estar a mais de dois mil quilómetros?

RESPONDER

Dois acusados pela derrocada em Borba continuam a fiscalizar pedreiras

José Pereira e Bernardino Piteira são dois dos acusados pela derrocada em Borba. No entanto, continuam a exercer funções de chefia em fiscalização e licenciamento de pedreiras. Dois dos acusados pelas mortes em Borba continuam a …

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …