Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

JABMW14 / Flickr

Taylor Swift

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores.

Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas autoridades para acompanhar os infratores, os artistas também estão a começar a adotar esta tecnologia, mas para acompanhar os perseguidores.

A cantora norte americana Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial, que consegue atingir quase dois mil quilómetros de distância, durante um concerto no estádio Rose Bowl, em Los Angeles, Califórnia, em maio de 2018.



Segundo o Diário de Notícias, o objetivo era evitar a proximidade de Taylor com pessoas identificadas como seus perseguidores.

Os espectadores não sabiam, mas havia uma câmara de reconhecimento facial escondida atrás de uma tela, que tirava fotografias e as transferia para um “posto de comando” em Nashville. De acordo com o Mashable, as imagens foram comparadas com um banco de dados com uma lista conhecida de perseguidores da cantora, que são centenas.

Neste local, as imagens eram então comparadas com os rostos de perseguidores conhecidos de Taylor Swift. No entanto, não são conhecidos os resultados da experiência, ou seja, se foram ou não identificados os perseguidores da cantora.

“Todas as pessoas que passavam ali paravam para olhar e o software começava a funcionar”, explicou Mike Downing da empresa de segurança de espetáculos de entretenimento Oak View Group.

Apesar de ser um uso inteligente desta tecnologia, é também assustador, levantando questões sobre se as imagens podem, de facto, ser armazenadas e usadas no futuro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “um sistema de reconhecimento facial, que consegue atingir quase dois mil quilómetros de distância”. Por acaso não haverá aqui um erro de distância. Isto é estar em Lisboa e reconhecer uma cara em Paris (ou mais loge ainda)! Será que não se querem referir ao centro de deteção, esse sim, estar a mais de dois mil quilómetros?

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …