Taxistas avisam: “vai haver problemas”

Mário Cruz / Lusa

Taxistas lutam entre si em dia de greve contra o Uber

Os taxistas estão a ameaçar uma paralisação “prolongada o tempo que for necessário”, que pode durar “muito para além” de setembro, contra o modus operandi de empresas como a Uber.

Florêncio Almeida, presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), afirmou esta quarta-feira à TSF que o protesto visa pressionar o Governo a legislar para travar a atividade de empresas de transporte não convencional, com a Uber.

Vai haver problemas graves”, alertou Florêncio Almeida.

“Continuamos a dizer: as responsabilidades por tudo aquilo que possa acontecer têm de ser assacadas ao Governo, que não actua e que não cumpre a lei do país”, acrescentou o responsável, citado pela RR.

Esta quarta-feira, por proposta do Partido Socialista, a ANTRAL – a principal associação de empresários do setor – e a Federação Portuguesa do Táxi serão ouvidas na comissão parlamentar de economia e obras públicas que está a analisar o caso da entrada no mercado da Uber e outros serviços de transporte não convencional de passageiros e o seu impacto no setor do táxi.

A ameaça de paralisação em setembro promovida pela associação do setor é por tempo indeterminado, podendo a greve ser “prolongada o tempo que for necessário” e pode durar “muito para além” de setembro, até “que o Governo decida o que vai fazer”.

“Nós não estamos contra as plataformas, nós estamos é contra o modus operandi das plataformas“, afirmou Florêncio Almeida à TSF.

No Parlamento existe neste momento uma petição a favor da regulamentação da Uber e das empresas congéneres e uma outra que exige que estes serviços sejam travados.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já nada parece estranho. Ouvi á pouco num noticiário de TV o “senhor” Florêncio dizer que a UBER é que é culpada por os Táxistas serem apodados de porcos, mal educados e trazerem os carros sujos….adiantando que aquele serviço, ou plataforma UBER!, tem imensos caso de sequestro, rapto e assédio sexual em todo o mundo…. ESTRANHO; não ter o dito “cavalheiro” elencar quantas casos de queixas têm as autoridades Portuguesas sobre desmandos dos Táxistas Nacionais…será que não sabe ou os SEUS motoristas são apenas gente de primeirissima água? É assim que se desprestigiam ORGANIZAÇÕES e Instituições que deviam defender o interesse de TODOS e não apenas os PRIVILÉGIOS de alguns…seres…. SOCIALMENTE …….menores. Naturalmente que, por honestidade e transparência, conheci o ambiente taxista durante seis anos, onde encontrei GENTE digna do mais elevado RESPEITO e merecedora de enorme CONSIDERAÇÃO,…. infelizmente muito poucos. Liberaliza-se o transporte individual em auto-ligeiros, acabe-se com o negócio da venda de sociedades com alvarás de TÁXI cedidos GRATUITAMENTE aos titulares de licenças e bem assim com as respectivas taxas e emolumentos.; LUCRO MUNICIPAL!, ou exija-se tudo a todos : asseio-pessoal e equipamento/correção/honestidade e já agora cumprimento dos mais elementares deveres de URBANIDADE para com os clientes :: os que o merecerem…. os outros clientes FEIOS/PORCOS/MAUS.. percam o amor a 5€ e ponham-nos na rua….

  2. Adoro a imagem que figura abaixo do título da matéria.
    Enquanto dois taxistas se tentar agredir mutuamente um outro “gentleman” (a entrar na onda Zen para se sobrepor à concorrência) está a gesticular com a mão e fazendo uma expressão facial como que se estivesse a dizer:
    -“Então senhores, façam pouco barulho, matem-se mas em silêncio, não vêm que estão a perturbar a paz pública, é mau Karma, por isso é que a Uber nos ultrapassa.”

RESPONDER

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …