/

Taxas, taxinhas e multas. Governo espera arrecadar mais 826 milhões

20

António Pedro Santos / Lusa

O Governo prevê arrecadar 3175 milhões de euros no próximo ano em taxas, multas e outras penalidades, de acordo com o documento preliminar do Orçamento do Estado, apresentado esta terça-feira.

De acordo com o jornal Público, que consultou um dos mapas anexos à proposta de OE2021, em causa está um acréscimo de 826,7 milhões de euros (35,2%) face à receita estimada para o corrente ano, de 2348 milhões de euros.

Quase 80% deste acréscimo resulta do aumento previsto para a receita com taxas, estando os restantes 20% associados de um aumento na arrecadação de multas.

Este valor que o Governo pretende arrecadar em 2021 inclui, por exemplo, taxas, multas, impostos diretos ou indiretos, rendimentos de propriedade, venda de bens e serviços ou fundos europeus, bem como outras penalidades constituem uma das diversas categorias de receitas da administração central.

Segundo as projeções citadas pelo Público, o dinheiro arrecadado com multas na estrada deverá disparar: passa de 1,6 milhões de euros em 2020, em linha com os anos anteriores, para uma estimativa de 93 milhões de euros – aumento de 5514%.

Taxas de notariado, registo predial, comercial e civil sobem mais de 200% e, em sentido oposto, as propinas do Ensino Superior e taxas moderadoras renderão menos.

ZAP //

 

 

20 Comments

      • A questão é que 1.6mm€ é um valor muito mais alto que do que os 93m, logo, escrito assim não seria um aumento drástico mas sim o oposto.

  1. Um orçamento de treta feito como uma lista de mercearia.
    Felizmente será o último deste (des)governo. Infelizmente, o próximo orçamento (e governo) não será melhor.
    Em Portugal, só o pior (em termos profissionais e competências) dos Portugueses é que vai governar.

    • Sykander… tenha juízo e porte-se bem! Está a falar de um governo que aliviou e de que maneira os Portugueses com este orçamento! 2 euros vão dar alegria a muitos Portugueses. Isto sim é olhar pelo bem-estar de todos nós!

  2. Isto é um fartote! Um, (PPA), parece-lhe que as contas não estão bem, outro, (Júlio Garcia), doutoralmente falando, diz que duas vezes são 100%, mas o que é isto? Como dizia o outro, porque não te calas?
    Tenham juízo meus senhores, é claro que as contas estão bem feitas, foram apenas arredondadas como alguém já referiu.
    Para tentar ajudar, 100% são exatamente o mesmo valor, ou seja, 1,6 milhões, que irão acrescer ao valor inicial, e assim sucessivamente até atingir o valor em causa, ou seja cerca de 57 vezes perfazendo assim sensivelmente cinco mil e setecentos por cento.
    Não cobro nada pela explicação. Passem bem.

  3. É evidente que nunca ninguém fez omeletes sem ovos, ao contrário do que o senhor Costa pretendeu fazer crer ser possível, virem-nos cantar com promessas de vida melhor e carregarem-nos ainda mais com taxas e multas é o lado social do governo que, no entanto, gradualmente vai pondo o país mais próximo do último lugar dos países da UE, portanto estamos bem classificados e vamos no rumo certo!

  4. Estou, cada dia que passa, mais agradecido aos meus pais por me terem trazido para os Estados Unidos em 1975. Que alivio saber que estou a ser governado e roubado pela merda do governo americano em vez da merda do governo portugues. Infelizmente, todos temos que pagar impostos e multas. Felizmente aqui, o nivel de sofrimento colectivo ainda nao se compara ao vosso, em Portugal.

  5. Bom, vamos falar do tempo em que eu nasci. No tempo de SALAZAR e Marcelo Caetano, era uma ditadura, tínhamos poucas coisas, mas tínhamos poucos impostos, quem tinha bons empregos tinha casa própria e filhos a estudar, como eu que nasci na década de 60.
    Hoje vivo numa ditadura de Esquerda, que nos tira tudo, pois não podemos ter casa, carro e trabalho, se os tivermos já somos ricos, então somos tachados por isso, multas de control de velocidade, estacionamento, idas ao hospital, centros de saúde, etc., a isto chamo extorsão governamental, pois não há apoios ao cidadão, nem prevenção rodoviária, não temos policiamento nas ruas, com isto não temos segurança, mas foi isto que os PORTUGUESES escolheram, portanto vamos deixar as lamentações de lado. Volta SALAZAR que estás perdoado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.