Cientistas criam tatuagens que mudam de cor para controlar doenças em tempo real

Cientistas na Alemanha desenvolveram uma tatuagem intradérmica que muda de cor em resposta a alterações nos níveis de glicose, albumina ou pH.

Segundo o Science Alert, estas tatuagens que mudam de cor ainda não foram testadas em humanos, mas já podem ser consideradas um primeiro passo emocionante que pode levar médicos e pacientes com doenças crónicas, como diabetes e doenças renais, a controlar as suas condições em tempo real.

A equipa responsável, liderada pelo engenheiro químico Ali Yetisen, da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, testou estas tatuagens em algumas partes da pele de porcos e depois foi então capaz de estimar com precisão as concentrações com base em fotografias de smartphones das tatuagens.

“A modificação do corpo pela injeção de pigmentos na camada da derme é um costume com mais de 4.000 anos de idade”, escreveram os investigadores no artigo publicado na revista científica Angewandte Chemie International Edition.

“Aqui, uma tecnologia cosmética funcional foi desenvolvida pela combinação da arte das tatuagens com biossensores colorimétricos… Os sensores de tatuagem dérmica funcionavam como mostradores de diagnóstico ao exibir mudanças de cor dentro do espectro visível em resposta a variações nas concentrações de pH, glicose e albumina“.

Os três biomarcadores foram escolhidos porque são frequentemente indicadores de que alguma coisa está mal. A albumina é uma proteína no plasma sanguíneo, e níveis baixos podem indicar problemas renais ou hepáticos, enquanto altos níveis podem indicar problemas cardíacos.

Yetisen et al., Angewandte Chemie International Edition, 2019

As tatuagens que mudam de cor e que controlam os níveis de pH, glicose e albumina

A glicose precisa de ser monitorizada para controlar diabetes, o que prejudica a capacidade do organismo de metabolizar os açúcares. E as mudanças no nível de pH – acidose por baixo pH, alcalose por alta – podem ser causadas por uma série de questões que devem ser investigadas por especialistas.

A equipa criou três cores diferentes para cada um dos biomarcadores. O sensor de albumina é um corante amarelo que fica verde na presença desta proteína – quanto mais albumina, mais verde se torna.

O sensor da glicose aproveita as reações enzimáticas da glicose oxidase e peroxidase: a mudança na concentração de glicose produz uma mudança estrutural no pigmento de amarelo para verde escuro.

Por último, o sensor de pH consiste nos corantes vermelho de metila, azul de bromotimol e fenolftaleína. A uma faixa de pH de 5 a 9 – o pH normal do nosso sangue anda à volta de 7,4 – o sensor varia de amarelo a azul.

Além disso, apenas a cor do sensor de pH era reversível. Os outros poderiam, segundo os cientistas, ser reversíveis com recetores sintéticos, mas ainda precisam de ser testados em pesquisas futuras. O próximo passo será testar estas tatuagens em animais vivos, para perceber se as tintas causam reações adversas.

Tal como os investigadores do MIT disseram, quando criaram uma tecnologia semelhante em 2017, este processo pode ainda demorar algum tempo, mas vai valer a pena.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …