Cientistas desenvolvem tatuagens que mudam de cor para ajudar a controlar a diabetes

Dentro de alguns anos, as tatuagens podem passar de uma questão de estilo para um assunto de saúde, controlando a diabetes e os níveis de sódio e PH no sangue.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de Harvard foram capazes de desenvolver uma tatuagem biossensorial feita com uma tinta especial que muda de cor para indicar alterações no nível de glicose no sangue, ajudando os diabéticos.

Até hoje, as técnicas mais utilizadas para controlar a glicose costumam ser invasivas, como a realização de picadas nas pontas dos dedos. Com a nova tatuagem, os pacientes só têm de estar atentos à coloração da tinta para saber como está o seu nível de glicose. A tinta original é azul e, quando a glicose aumenta, a cor muda para castanho.

Segundo o estudo publicado no MIT Media Lab, as mudanças de coloração da tatuagem também ocorrem quando são registadas alterações nos níveis de sódio e PH. O sensor de sódio terá de ser iluminado com uma luz negra e, quanto mais brilhante for o verde da tatuagem, maior a concentração de sódio no sangue.

No caso do PH, foram feitos dois testes. No primeiro, a tatuagem mudou de roxo para rosa ao registar o aumento do nível do PH no sangue. No segundo, essa mudança também foi observada após a exposição à luz negra, mostrando uma cor rosa mais viva quanto mais alcalino for o sangue.

A tecnologia, apelidada de DermalAbyss, ainda só foi testada na pele de porcos mortos, que é bastante semelhante à de humanos.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …