Task force faz apelo às pessoas com 80 anos ou mais que estão por vacinar

Fernando Veludo / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da “task force” de vacinação contra a covid-19

A vacinação de pessoas com 80 anos ou mais, com pelo menos uma dose, está quase concluída. 7% das pessoas desta faixa etária ainda não foram inoculadas.

Em declarações ao semanário Expresso, a task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 conta que surgiu a necessidade de serem “articulados contactos através de bombeiros, juntas de freguesia, e forças de segurança” para se chegar às pessoas com 80 anos ou mais que ainda não foram vacinadas (7% desta população).

Trata-se de “pessoas anteriormente infetadas ou de pessoas mais isoladas e cujos contactos não estavam atualizados e, por isso, necessariamente, é mais difícil e moroso chegar até elas”, explica.

Segundo o jornal, a percentagem de pessoas desta faixa etária vacinadas com a primeira dose está praticamente inalterável desde meados de abril: era de 90% no dia 13 e de 93% nos dias 27 de abril e 4 de maio.

Por isso, o grupo de trabalho faz um apelo. Estas pessoas devem “dirigir-se a uma junta de freguesia, posto dos bombeiros, da GNR ou da PSP de forma a darem os seus contactos e, desta forma, serem convocadas para o processo de vacinação.”

De acordo com o Expresso, o último boletim de vacinação divulgado pela DGS também mostra que a diferença entre doses recebidas (4.218.420) e vacinadas (3.581.288) nunca foi tão grande como agora: uma diferença de cerca de 637 mil vacinas.

“Tendo em conta que existe um aumento muito significativo de doses de vacina a chegar a Portugal é normal, mesmo com o inerente aumento do ritmo de vacinação, que a diferença entre doses recebidas e inoculadas aumente”, considera a task force.

Esta terça-feira, o coordenador da task force anunciou que para a próxima semana está previsto “começar a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia“, “caso não haja contratempos na entrega das vacinas”.

Segundo o jornal Público, na próxima semana está previsto que sejam administradas mais de 40 mil segundas doses da vacina da AstraZeneca. Os portugueses que vão fazer a segunda toma e têm menos de 60 anos têm duas opções: ou completam o processo de vacinação dentro do prazo previsto com uma dose desta marca, ou podem esperar pelos resultados dos estudos que estão a avaliar a possibilidade de a toma ser feita com uma vacina de marca diferente.

“Caso o utente opte por não tomar a segunda dose da AstraZeneca e aguardar que sejam conhecidos novos dados relativamente à utilização de uma vacina de outra marca para completar o esquema vacinal, deverá dizer não ao SMS de agendamento ou dar disso nota aquando do contacto telefónico”, disse a task force ao matutino.

No total, 2.568.344 portugueses (25% da população) já receberam a primeira dose da vacina, dos quais 915.246 (9%) já têm a vacinação completa.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …