Tartarugas marinhas usam táticas de distração para proteger os seus ninhos dos predadores

Brocken Inaglory / Wikimedia

Duas espécies de tartarugas marinhas em risco de extinção recorrem a táticas de distração para proteger os seus ninhos dos predadores, concluiu um estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia.

Depois de depositarem os seus ovos, as tartarugas-de-couro e as tartarugas-de-pente dedicam muito tempo e esforço a espalhar areia junto ao ninho.

Os cientistas acreditam que este comportamento visa proteger os ninhos: as tartarugas investem muito tempo e esforço a espalhar areia junto ao local, visando criar uma espécie de camuflagem do ninho e tentando assim manter os predadores afastados.



Este processo ocorre depois de o ninho estar concluído e antes das tartarugas regressarem ao mar, recordam os especialistas, citados pela agência Europa Press.

“A nossa investigação lança uma nova luz sobre o comportamento das tartarugas marinhas que nidificam. Acompanhamos de perto a atividade e os movimentos da tartaruga-de-pente e tartaruga-de-couro durante a fase final de ‘dispersão de areia’ da nidificação”, começou por explicar Malcolm Kennedy, professor de História Natural da Universidade de Glasgow e autor do estudo, citado em comunicado.

“As nossas descobertas apoiam fortemente a ideia de  que [estes animais] criam uma série de ‘ninhos-isca’ para tentar travar a descoberta dos seus ovos por predadores”.

Os cientistas acreditam que este comportamento pode explica por que, apesar de todos os riscos adicionais, as tartarugas fêmeas permanecem na praia, longe da segurança do mar, a trabalhar para melhorar a segurança do seus ovos”.

E concluiu: “[Estas tartarugas] podem passar mais tempo a fazer isto do que em qualquer outro lugar do ninho extraordinariamente elaborado (…) Encontramos comportamentos semelhantes em duas espécies de tartarugas que compartilhavam um ancestral comum há mais de 100 milhões de anos, quando os dinossauros ainda governavam a Terra. O que [estes animais] fazem deve ser extremamente importante para os filhotes, que depositam como ovos na areia e nunca a veem”.

Os resultados da investigação foram publicados na Royal Society Open Science.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …