Tartaruga considerada extinta há 100 anos encontrada nas ilhas Galápagos

Na passada terça-feira, o Equador confirmou que uma tartaruga gigante encontrada em 2019 nas Ilhas Galápagos é uma espécie considerada extinta há um século. O Parque Nacional de Galápagos diz que a descoberta “renova a esperança de recuperação da espécie”.

Tudo começou em 2019, quando a meio de uma expedição conjunta entre o Parque Nacional de Galápagos e a Conservação de Galápagos, foi encontrada uma tartaruga, na ilha Fernandina, arquipélago de Galápagos.

Na altura, cientistas da Universidade de Yale identificaram a espécie como Chelonoidis phantasticus, considerada extinta há mais de 100 anos. Assim, recolheram amostras para análise e nos últimos dois anos têm vindo a trabalhar no projeto.

Agora, o Parque Nacional de Galápagos confirma que se trata mesmo da Chelonoidis phantasticus.

“A Universidade de Yale revelou os resultados dos exames genéticos e a respetiva comparação de ADN que foi feita com uma espécie extraída em 1906”, revelou o Parque de Galápagos em comunicado.

Estima-se que a tartaruga encontrada tenha à volta de 100 anos, e os cientistas colocaram-na num centro de reprodução na ilha de Santa Cruz.

Danny Rueda, diretor do Parque Nacional de Galápagos, garante à CNN que “esta descoberta renova a esperança de recuperação da espécie”.

O governo do Equador também reagiu à descoberta. Gustavo Manrique, ministro do Meio Ambiente e das Águas afirmou que “a esperança continua intacta”.

“O Equador, mais uma vez, mostra que é um dos países mais diversos do mundo, mais um motivo para os turistas nos escolherem como o seu principal destino”, rematou.

Depois desta descoberta, e após uma análise mais detalhada à ilha, os especialistas acreditam ter encontrado vestígios, como pegadas, que podem indicar a presença de mais animais da espécie.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …