Tarifa social de Internet pode baixar preço do serviço a 700 mil famílias

O Governo está a preparar uma tarifa social que pode baixar o preço da Internet a cerca de 700 mil famílias portuguesas, segundo avança o ECO esta segunda-feira.

De acordo com o jornal económico, o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto Miranda, disse, numa audição requerida pelo Bloco de Esquerda, que a tarifa social de Internet vai surgir “em benefício das pessoas que, normalmente, beneficiam da tarifa social de eletricidade”.

Assim, segundo o ECO, está em causa um universo de 763.582 beneficiários, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia referentes ao fim de setembro – o número mais baixo em três anos.

Segundo o secretário de Estado, os critérios de acesso à tarifa social de Internet deverão ser semelhantes às do setor da energia. Isto significa que estarão incluídas pessoas que beneficiem de complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez e pensão social de velhice.

A medida foi anunciada por Alberto Souto Miranda na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. Nessa audição, o secretário de Estado afirmou, relativamente aos preços das telecomunicações em Portugal, que se “há de facto um problema de preços altos” no mercado português, existem dois reguladores para averiguar essa situação – a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) e a Autoridade da Concorrência (AdC).

O secretário salientou ainda que a pandemia de covid-19 demonstrou a capacidade e qualidade das telecomunicações neste período.

Os preços das telecomunicações têm estado na ordem do dia na discussão pública. Recentemente, a presidente da AdC estimou que as famílias portuguesas gastam, em média, 700 euros com telecomunicações por ano. Em causa está o facto de escassear a oferta do serviço de internet de forma desagregada no mercado.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma ajuda para os ‘inúteis’ que já nada fazem e vão mamando benefício atrás de benefício porque estão muito “cansados” para trabalhar.

    Venha lá mais um subsidiozito.

RESPONDER

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …

Bombeiros "em falência" exigem que Estado pague dívidas de 44 milhões de euros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, diz que as corporações de bombeiros estão "em falência técnica" e reclama ao Estado o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas. A Liga dos …