TAP vai deixar de contar para o défice orçamental

A 15 dias das eleições legislativas, o défice orçamental de 2018 vai ser revisto em baixa. Em causa estão os prejuízos da TAP que deixam de influenciar as contas nacionais.

A alteração será comunicada a duas semanas das eleições e não afetará o valor da dívida pública, de acordo com o Jornal de Negócios.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai atualizar, a 23 de setembro, a base das contas nacionais e rever o perímetro das Administrações Públicas. As mudanças serão comunicadas a duas semanas das eleições legislativas de 6 de outubro e que vêm acompanhadas por outras informações com potencial impacto na campanha eleitoral: a revisão em baixa do défice de 2018, que está neste momento apurado em 0,5% do PIB.

Esta revisão em baixa do défice a poucos dias das eleições já era conhecida. O INE antecipou-a a 26 de março, assumindo até que a delimitação setorial do perímetro das administrações públicas tivesse o impacto de uma décima no saldo, dado que este já se encontrava em 0,45% do PIB. O que agora se conhece é que essa alteração resulta da saída da TAP das contas do défice.

Com prejuízos registados na ordem dos 118 milhões de euros, valo que representa 0,06% do PIB, a retirada da TAP das contas terá um impacto reduzido no défice do ano passado. Mas como este indicador se situava em 0,45% do PIB, esta pequena diferença será o suficiente para baixar o valor de referência uma décima, dos 0,5% para 0,4%.

Ao Jornal de Negócios, o INE recusou concretizar as alterações de perímetro previstas, mas confirmou, o que já tinha adiantado a 26 de março, que “pequenas revisões poderão fazer alterar o défice em percentagem do PIB a uma casa decimal”.

No caso da TAP está em causa a autonomia da gestão já que, apesar de o Estado continuar a controlar 50% do capital da empresa e respetivos direitos de voto, não controla a estratégia da empresa, “mas sim uma influência significativa”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …