TAP sem tripulantes de cabine em Lisboa

kevinpaulmorris / Flickr

-

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) garante que nenhum tripulante de cabine da TAP se apresentou este sábado no aeroporto de Lisboa, no segundo de dia de greve para exigir cumprimento do Acordo de Empresa.

Ainda sem números disponíveis sobre a adesão à greve hoje,  Nuno Fonseca, dirigente do SNPVAC, disse à agência Lusa, que “o único indicador” de que a estrutura sindical dispõe de momento “é o de que, desde o início da greve, à meia-noite, não houve nenhum tripulante a apresentar-se no terminal de Lisboa”.

No primeiro dia de paralisação, na quinta-feira passada, a adesão foi de 90%, segundo o SNPVAC, o que obrigou ao cancelamento de 145 voos previstos para aquele dia, de acordo com a TAP.

Para este sábado, num total de 291 voos, a TAP prevê a realização de 135, assegurados pelos serviços mínimos decretados pelo Conselho Económico e Social (CES), mas o sindicato contesta o número.

“Não são tantos voos”, refere aquele elemento da direção do SNPVAC, esclarecendo que “são cerca de 120, como foi na quinta-feira”.

“Desses 120 voos, na quinta-feira, não contando com os serviços mínimos, houve apenas sete voos a sair de Lisboa”, recorda.

A greve convocada pelo SNPVAC, filiado na UGT, tem como propósito exigir da TAP o cumprimento de Acordo de Empresa, em vigor desde 2006, designadamente o direito a um fim de semana de descanso de sete em sete semanas e um planeamento atempado das escalas de serviço.

A paralisação dos tripulantes de cabine da TAP está repartida em dois períodos: o primeiro começou entre as 00h00 e as 23h59 de quinta-feira passada e continua hoje, o segundo será a 30 de novembro e 2 de dezembro.

No primeiro dia de paralisação, a TAP cancelou quase metade dos voos devido à greve dos tripulantes de cabine da transportadora, mas sem grandes aglomerações de passageiros nos aeroportos, porque a empresa garantiu ter conseguido avisar a maioria dos afetados.

Na quinta-feira, realizaram-se 175 dos 320 voos previstos, o que corresponde a 145 voos cancelados devido à paralisação.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Volta, estás perdoado.
    Estes sindicalistas de caca deviam olhar para o interesse nacional e não para os milhares de milhões de Euros de prejuizos causados e pena é que não haja pena de prisão efectiva e duradoura para estes e para outros. Afinal a vida só está cara para os outros trabalhadores sem grandes poderes reinvindicativos pois estes malandros das greves ainda têm o seu emprego e não lhes fará diferença receberam menos uns euros. Porque não entregam a TAP aos trabalhadores para verem se são tão bons a gerir como a destruir. Cadeia com eles que estão a prejudicar muita gente. Eles não querem a privatização pois com outras entidades, aindaão vão para o lugar que merecem ou seja, RUA e depois vão pilotar aviões de papel.

RESPONDER

Rio abre o jogo sobre o futuro do PDS. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …