TAP pagou 500 mil euros a governante por cessação antecipada

18

Tiago Petinga / Lusa

A secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis

À luz do contrato de trabalho, a gestora teria direito a uma indemnização correspondente aos quatro anos de mandato.

A TAP pagou 500 mil euros à nova secretária de Estado do Tesouro, por cessação antecipada do cargo de administradora executiva. O valor diz respeito aos dois anos que Alexandra Reis não cumpriu, a partir de fevereiro deste ano, após ter sido nomeada para a presidência da Navegação Aérea de Portugal — NAV Portugal. Tal como destaca o Correio da Manhã, tanto a TAP como a NAV são empresas tuteladas pelos ministérios das Finanças e das Infraestruturas.

A mesma fonte avança que o montante da indemnização foi definido após um acordo entre Alexandra Reis e a companhia aérea, já que a gestora teria direito, à luz do contrato de trabalho, de uma indemnização correspondente aos quatro anos de mandato.

Na TAP, a atual governante ganhava 245 mil euros brutos por ano, o equivalente a 17 500 euros mensais. Caso o contrato original fosse cumprido, a indemnização deveria corresponder 980 mil euros. Apesar dos esforços da mesma publicação para obter confirmações sobre os valores, nem Alexandra Reis nem a TAP o fizeram.

De facto, a empresa diz que “o acordo que regulou os termos e as condições de cessação antecipada do mandato da Eng. Alexandra Reis está coberto por um compromisso contratual de confidencialidade, que impede a TAP de revelar o respetivo teor”. Ainda segundo a TAP, o princípio de confidencialidade aplica-se aos contratos de todos os administradores.

Alexandra Reis iniciou o seu percurso na TAP em setembro de 2017, tendo sido nomeada administradora três anos depois. Já a passagem para a presidência da NAV aconteceu em junho deste ano, com o despacho publicado em Diário da República a anunciar que a gestora ganhava 5722 euros brutos — mais 2289 euros para gastos.

ZAP //

18 Comments

  1. Tinha ideia que estas indemnizações seriam devidas em caso de despedimento pela entidade patronal!?
    Acontece que esta senhora se despediu por conta própria e mesmo assim leva 500000€.
    Olhem se os funcionários do estado e das empresas estatais se começam todos a demitir!!!
    Entretanto passa pelo NAV e de seguida, ministério das finanças.
    Tenho a impressão que começa a ser necessário um levantamento nacional contra estes vigaristas que nos governam.

  2. Isto realmente é só para rir, a madama despede-se ou é transferida para outro setor que pertence ao mesmo patrão e é indemnizada com aquela irrisória quantia de um dia para o outro, que e depois de fazer as contas eu levaria 29anos e 7 meses a auferir e isto falando em vencimento bruto. Realmente este pais é mesmo uma santa casa misericordiosa,mas só para alguns, classe política e outros produtos afins.Começo a ter a ideia que é necessário outra revolução mas desta vez nao é com cravos e conversa fiada

  3. TAP…esse grande buraco negro do dinheiro dos portugueses. Depois do anterior governo se ter livre do problema eis que este governo o resolve readquirir para lá injectar mais de 4 mil milhões de euros, para já de seguida a privatizar novamente. Pelo meio ainda deu para dar de comer a esta e a muitas esposas de altos dignatários do PS, ainda se tentou adquirir uma frota de BMWs. Vergonha. Quem vota nestes bandalhos?!

  4. Pois, vamos imaginar que alguém, que gere o nosso dinheiro, dá a este senhora uma pequena fortuna, usando o nosso dinheiro.
    Vamos imaginar, que depois, essa senhora “devolve” parte do nosso dinheiro à pessoa que lho deu, a tal pessoa que gere o nosso dinheiro.
    No fim, nós perdemos, pois o nosso dinheiro não é bem gerido, a senhora ganha uma fortuna injustificadamente, tal qual como a pessoa que gere (mal) o nosso dinheiro.
    Agora vamos imaginar que o que o que eu disse é só mesmo imaginação… pois nunca vimos nada parecido…

    Agora, já que estamos a imaginar, vamos imaginar que o Marcelo, aquele que está atento a tudo e que tudo comenta, iria fazer alguma coisa perante a bandalheira que nosso país se tornou e a notícia nos dias de hoje já não seria a ginginha que ele bebeu…

  5. Lendo o preâmbulo não vejo onde existe qualquer caso anormal, compreendo a necessidade das televisões criarem casos para entreter os telespectadores de outra forma teriam de comprar programas, e o caso Ronaldo já está gasto, os Partidos estão também interessados em arranjar casinhos para tentar que o governo lhes dê troco, claro que com a experiência de Antonio Costa os vai pôr a falar sozinhos, ou como quem diz, para o boneco, como quem diz para o PR

    • O que têm em comum é de facto a Indemnização…
      Enquanto esta sehora recebeu , o Senhor Ronaldo pagou…E pagou com o dinheiro dele, não foi com o dinheiro dos contribuintes…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.