TAP continua a liderar reclamações na aviação

Companhias aéreas receberam menos reclamações no segundo semestre de 2018, com a portuguesa TAP a liderar o top das queixas.

Segundo o Diário de Notícias, na segunda metade do ano passado, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) contabilizou 6.895 reclamações contra companhias aéreas e prestadores de assistência em escala e aeroportos.

Apesar da melhoria dos serviços, os atrasos e cancelamentos de voos foram mais uma vez a principal razão das reclamações contra as transportadoras aéreas e as queixas por bagagens perdidas dispararam. As reclamações dos passageiros também se devem a recusas de embarque, condições na cabina ou questões de segurança.

No geral, foram menos 0,9% do que um ano antes, num período em que a assistência em escala, responsável pelas bagagens, viu aumentar quase em 270% o número de passageiros insatisfeitos, escreve o jornal.

As transportadoras aéreas receberam 5.552 reclamações, contra 6.040 do segundo semestre de 2017 – uma redução de 20,4% no caso das companhias portuguesas. Mesmo assim, o serviço das companhias aéreas motivou 79,9% das reclamações registadas.

A TAP é a companhia aérea que mais reclamações registou, tendo recebido 3.787 reclamações, o que representa mais de metade (54,9%) do total de reclamações das companhias aéreas em Portugal.

O supervisor da aviação recorda que o número ainda “representa 91% do total das reclamações dirigidas às companhias aéreas nacionais e um peso de 68,7% em relação ao total das reclamações dirigidas às companhias aéreas (nacionais e estrangeiras)”. Porém, a empresa portuguesa viu o número de reclamações cair 7,7%.

Pelo contrário, a Portway, responsável pela gestão das bagagens, viu o número de reclamações subir 233,1%, com 403 queixas na segunda metade do ano passado (quando no mesmo período de 2017 tinham sido 121). Também a Ryanair recebeu 377 reclamações, mais 169% do que em igual período, devido às greves que levaram ao cancelamento de 181 voos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …